Página inicial > Ultimas Notícias > Multicampi Artes inicia atividades em Salinópolis

Multicampi Artes inicia atividades em Salinópolis

• Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 11h34

WhatsApp Image 2022 05 31 at 12.05.38

Dança, canto, teatro, fotografia e outras manifestações artísticas e culturais são promovidas nesta semana, no município de Salinópolis, pela Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Extensão Multicampi Artes, com o apoio cultural da Prefeitura de Salinópolis. Na tarde desta segunda-feira, 30 de maio, iniciaram as atividades das seis oficinas ofertadas à população local, as quais seguirão todos os dias até a sexta-feira, 3 de junho. Cerca de 120 pessoas de diferentes idades e perfis se inscreveram e estão participando das atividades. Ainda é possível se inscrever nas oficinas até esta terça-feira, 31 de maio, nos locais em que são ministradas.

Na Escola Municipal Cecília de Nazaré Fonseca, ocorrem as oficinas de Teatro, ministrada pelo ator Mailson Soares; Fotografia, ministrada pelo artista visual Rodrigo Correia; e Canto, conduzida pela professora de Canto Larissa Sousa. No primeiro dia, além da apresentação da proposta das oficinas, os ministrantes ouviram as experiências e os interesses dos participantes, de modo a incorporar, ao longo dos encontros, também esses saberes.

WhatsApp Image 2022 05 31 at 11.22.00“Organizamos as oficinas com base no pertencimento cultural de cada localidade, buscando não uma imposição, e sim a troca de saberes entre a universidade e as comunidades, que é o fundamento da extensão. Além de oferecer temáticas a partir do interesse da população, moldamos e experimentamos formatos de oficinas de acordo com a cultura popular, a troca de linguagens e a diversidade, além de promover a circulação cultural nas cidades”, comenta o professor Miguel Santa Brígida, diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão (Dacel/Proex).

Outro espaço da cidade que recebe a programação do Multicampi Artes é o Ginásio Poliesportivo Zeca Faustino, em que ocorrem as oficinas de Adereços para Cortejo Popular, ministrada pelo aderecista Anderson Pimentel, e Danças Regionais, liderada pela bailarina Roberta Castro.

WhatsApp Image 2022 05 31 at 11.22.11Flávia Conceição, estudante de Física do Campus Universitário de Salinópolis, escolheu a oficina de Adereços para Cortejo Popular: “No mês de junho, temos muitos festejos culturais aqui, em Salinópolis, e me interessei por essa oficina já pensando em como esses adereços poderão ser utilizados”, relata.

Na Casa de Cultura Fonte do Caranã, espaço de Arte, Cultura e Ciência da UFPA, inaugurado há um ano, ainda ocorre a oficina Políticas Públicas de Cultura, conduzida pelos técnicos culturais Delson Cruz e Vânia Nogueira.

Ao longo da semana, as atividades desenvolvidas nas oficinas darão origem a produtos artísticos e culturais, que serão apresentados em um espetáculo de culminância no dia 3 de junho, às 20h, no ginásio da Escola Municipal Cecília de Nazaré Fonseca, com entrada aberta ao público. A caravana cultural encerra com a apresentação da EMUFPA Small Band.

WhatsApp Image 2022 05 31 at 11.22.24“O Multicampi Artes é uma das nossas ações que mais expressam a vocação de uma universidade na e da Amazônia. É um exemplo da extensão que promove a troca de saberes e experiências e destaca os papéis da arte e da cultura para a construção da cidadania”, define o professor Nelson Souza, pró-reitor de Extensão da UFPA.

O Programa Multicampi Artes nasceu há 20 anos, concebido pelo professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro, com a proposta de promover a circulação de culturas, a interação da Universidade com a diversidade das manifestações artísticas e culturais dos municípios paraenses e a valorização das artes.

Multicampi Artes – Caravana Cultural em Salinópolis

Período das oficinas: 30/5 a 3/6, das 14h às 18h.

Inscrições nas oficinas: até 31/5, nos locais em que são ministradas.

Espetáculo de culminância: 3/6, às 20h, na Escola Municipal Cecília de Nazaré Fonseca.

Oficinas e espetáculos gratuitos.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes