Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA abre inscrições para Programa de Apoio à Inclusão Digital - tablets, notebooks e computadores

• Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 17h21

Programa de Apoio à Inclusão Digital

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), publicou o Edital nº 04/2022SAEST/UFPA para abertura de processo seletivo destinado à concessão de equipamentos eletrônicos (tablets, notebooks e computadores recondicionados) para o acompanhamento das atividades acadêmicas de discentes em vulnerabilidade socioeconômica. A ação é resultante de doações do Convênio de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade e a Norsk Hydro Brasil LTDA (NHB), a Albras Alumínio Brasileiro S/A., e da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA).

Podem participar deste processo seletivo discentes dos cursos de graduação da UFPA ingressantes por meio do sistema de cotas nacional, pela cota de vagas adicionais PcD ou pelos processos seletivos especiais (PSE) da UFPA, os quais estejam cursando a primeira graduação. Fazem parte desses critérios estudantes aprovados pela Cota Escola; Cota Escola Renda; Cota Escola renda Pessoa com Deficiência - PcD; Cota Escola renda - PPI; Cota Escola renda - PcD PPI; Cota Escola Pretos Pardos e Indígenas (PPI); Cota Escola Pretos Pardos e Indígenas (PPI) e PcD e Cota Escola PcD.

Não será assistido (a) por este edital o (a) discente de curso a distância, curso de graduação autofinanciado e outros de mesma natureza que tiver integralizado ou concluído seu curso em data anterior à entrega do equipamento, que já tenha sido contemplado em outros editais do Auxílio de Inclusão Digital ou em programas ou projetos de faculdades e/ou institutos da UFPA com notebook, computador desktop e tablet

Estudantes que estiverem no antepenúltimo semestre letivo do curso e estudantes com deficiência já contemplados(as) em outros editais ou Instruções Normativas da Saest/UFPA com o Auxílio Kit de Tecnologia Assistiva ou o Auxílio kit PcD   também não poderão participar deste edital.

Modalidades - Serão três modalidades de apoio distribuídas entre estudantes vinculados aos critérios de cotas e processos seletivos especiais. A primeira é constituída pela concessão de 27 (vinte e sete) notebooks (A315- 34-C5EY Notebook Aspire 3,15, 6” HD, Celeron N4000, 4GB, 500GB HDD, Win 10 Home) destinados, prioritariamente, aos (às) alunos(as) que ingressaram na UFPA nas cotas direcionadas a pessoas com deficiência (PcD).

Na segunda modalidade, serão concedidos 104 (cento e quatro) computadores recondicionados (Dell 4310, 5520, 5530,6230, 6320, 7240; Latitude E4310, E5520, E5530, E6320, E6630 e Lenovo), destinados, prioritariamente, aos (às) alunos(as) que ingressaram na UFPA por meio de Processo Seletivo Especial para indígenas e quilombolas e pelo Processo Seletivo Especial de Educação de Campo.

A terceira modalidade fará a concessão de 450 (quatrocentos e cinquenta) tablets da marca Samsung - modelo Galaxy TAB A7 LITE 4G CINZA PN: SMT225NZAPZTO, destinados aos (às) alunos(as) em vulnerabilidade socioeconômica, ingressantes na UFPA pelos Processo Seletivo Especial (PSE) ou pela cota renda no Processo Seletivo (PS).

Inscrição - Os estudantes interessados poderão realizar inscrição até as 18h de 10 de junho de 2022 no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – Sigaest. Os discentes já cadastrados no Sigaest deverão acessar o sistema com seu CPF e senha, acessar o link “inscrições abertas” e solicitar a inscrição no quadro “Programa de Apoio à Inclusão Digital” e, posteriormente, atualizar seus dados no Questionário Socioeconômico. Os(As) discentes ainda não cadastrados(as) no Sigaest deverão criar uma conta no link “Ainda não estou inscrito(a)” e preencher todos os dados solicitados.

Acesse o edital aqui.

Inscrição Programa de Apoio à Inclusão Digital