Página inicial > Ultimas Notícias > Ação em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos promove a limpeza da foz do rio Tucunduba

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 15h24

Limpa Tucunduba Alexandre de Moraes

O rio Tucunduba é um dos muitos rios que cortam a cidade de Belém. Por sua localização em meio à área urbana, é comum que rios como esse enfrentem problemas de poluição que afetam tanto o ecossistema local quanto as pessoas que moram próximo dele. Por este motivo, o Projeto Meros do Brasil - Pará, em parceria com a Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai realizar o “Limpa Tucunduba” para a limpeza e retirada de resíduos, principalmente plásticos, da foz do rio Tucunduba. A ação ocorrerá no dia 8 de junho, das 9h às 13h, com saída do Complexo Vadião, no Campus Guamá da UFPA.

O plástico é um dos principais problemas que afetam esses ecossistemas, seja prendendo os animais nos rios e mares ou sendo ingerido como microplástico. O rio Tucunduba carrega cerca de seis toneladas de resíduos plásticos por ano, segundo o Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (Lapmar/UFPA), portanto é uma fonte de poluição plástica que produz um impacto considerável nos oceanos.

“A poluição desse rio urbano impacta diretamente a saúde de quem mora em suas proximidades ou de quem depende dele para sobreviver. Além disso, a poluição do rio faz com que ele diminua a oferta de serviços ecossistêmicos, como disponibilidade de água, e principalmente os serviços sociais e culturais”, informa Sury Monteiro, diretora da Faculdade de Oceanografia.

Participação - A programação para a limpeza do rio está ligada ao Dia Mundial dos Oceanos e tem como objetivo valorizar os rios paraenses e engajar a sociedade na preservação desses espaços. A ação é aberta para o público geral e pretende envolver os moradores das proximidades do campus e pessoas que frequentam a UFPA, como técnicos, discentes e docentes, além de convidar estudantes de ensino médio dos bairros  Guae Terra Firme. Para participar, os interessados devem preencher o formulário até as 20h do dia 7 de junho.

“É fato que os nossos ambientes naturais estão em colapso. Há mudança no clima, crise hídrica, extinção de espécies, poluição etc. Eventos como este reforçam ainda mais a necessidade de atuarmos como protagonistas, para além do discurso, em ações que mudem essa realidade”, afirma Tatiane Medeiros, supervisora de Educação Ambiental do Projeto Meros do Brasil - Pará

Dia Mundial dos Oceanos - O dia foi instaurado em 1992 durante a Conferência Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro. A data busca dar visibilidade para pautas voltadas à conscientização civil para a importância da preservação dos oceanos, destacando seu papel como regulador térmico do planeta e lar de milhares de espécies de animais aquáticos.

Atualmente, o principal desafio da data é reduzir os impactos causados pelos seres humanos no ecossistema dos oceanos, principalmente em relação ao plástico descartado de maneira indevida, que leva mais de 450 anos para se decompor.

Limpa Tucunduba

Local: Foz do rio Tucunduba, localizada próximo do Complexo Vadião, Campus Guamá, UFPA.

Data: 8 de junho

Hora: 9h às 13h

Inscrições via formulário, até 20h do dia 7 de junho.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA