Página inicial > Ultimas Notícias > Rádio Web UFPA comemora 13 anos com lançamento de aplicativo

Rádio Web UFPA comemora 13 anos com lançamento de aplicativo

• Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 11h31

Aplicativo Radio Web Portal

Para facilitar ainda mais o acesso à programação, a Rádio Web UFPA comemora o aniversário de 13 anos, com o lançamento de um aplicativo para o público se conectar. Finalizado pelo bolsista Lucas Cantão, o Rádio UFPA já está disponível para dispositivos Android, na plataforma Play Store.

“Além de garantir o acesso de forma rápida e prática, o aplicativo da Rádio possui interface elegante e simples de usar”, destaca Lucas, que cursa o terceiro ano de Ciências da Computação, na UFPA.

No aplicativo, os ouvintes também podem escutar a Rádio Web UFPA em tempo real ou escolher um dos programas do acervo para baixar e ouvir à vontade. Além disso, é possível acessar as redes sociais da Rádio e, ainda, usar o software em segundo plano, ou seja, sem a necessidade de interromper a programação para realizar outras tarefas no celular.

A importância disso é que agora o ouvinte não precisa mais abrir o play da Rádio, no celular. É só baixar o aplicativo e sintonizar na programação. E, com isso, a gente espera ampliar o alcance do conteúdo acadêmico, científico, cultural e musical produzido pela Rádio Web UFPA”, ressalta a professora Ana Lúcia Prado, que coordena a web emissora universitária desde 2019.

Programação -  Implantada, oficialmente, no dia 29 de maio de 2009, a Rádio Web UFPA exerce o papel de mídia educadora. Assim trabalha para comunicar e compartilhar, especialmente, a produção científica por meio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados pela maior universidade do Norte do Brasil. Nessa perspectiva, destacam-se na grade de exibição os programas UFPA Ensino, UFPA Pesquisa e UFPA Comunidade, que contribuem com a valorização do tripé que sustenta e move as Instituições de Ensino Superior, no país.

Além disso, a produção busca sempre estabelecer um diálogo entre o que é realizado na UFPA e o que é realizado por outras instituições de ensino e pesquisa, principalmente as localizadas na Amazônia, como a UEPA, a Embrapa, o Museu Emílio Goeldi e o Instituto Evandro Chagas. Vale ressaltar, ainda, a constante preocupação de também abrir espaço para as comunidades e os movimentos sociais, por meio do programa UFPA Entrevista.

De acordo com a coordenadora do projeto, no momento em que o mundo vive um questionamento sobre o papel da Ciência, com base em negacionismo e notícias falsas, “a Rádio Web UFPA cumpre com o dever, quase que obrigatório, de tentar recolocar a informação de qualidade, a informação de relevância no lugar em que ela tem que estar: no jornalismo sério, no jornalismo científico apurado e com conteúdos educativos”.

Nesse contexto da educação, o programa Sintonia Enem, voltado especialmente para os estudantes do ensino básico, vai ao ar diariamente, sempre às 15h, com temáticas sugeridas no conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), incluindo assuntos como a guerra na Ucrânia, blocos econômicos, geometria plana e espacial, bioeconomia e aquecimento global.

A programação inclui ainda diversos interprogramas com notícias, Ciência, Literatura, poesia, história, dicas para o vestibular, direitos das crianças, responsabilidade social e orientações acadêmicas para toda a comunidade universitária, além de muita música erudita e popular. No BioMusical, por exemplo, o ouvinte faz um passeio pela biografia dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Já o Curta a Música valoriza a criatividade, o trabalho e a trajetória dos artistas paraenses.

Uma novidade na grade de programas é o Jazz&Cia, veiculado toda terça-feira, às 19h, com reprise na sexta, também às 19h, e, ainda, aos sábados e aos domingos, às 20h. Produzido e apresentado pela professora Ana Lúcia Prado, o musical embala os ouvintes com Jazz, Blues, Soul e Bossa Nova, além de muita informação sobre o cenário desses ritmos, mundo afora.

Experiência e aprendizado –  Com programação sólida e variada que estimula a apreensão de informação e conhecimento, a Rádio Web UFPA também é um espaço para experiências e aprendizados que vão além da produção radiofônica, especialmente para os estudantes de Comunicação. Por ser uma rádio na internet, o trabalho exige o esforço multimídia, com a produção de textos para o site, além de produtos específicos para as redes sociais. É o caso do “Vem ouvir com a gente”, que estreia também para marcar o aniversário da web emissora. Apresentado pelas bolsistas Lívia Leoni e Giovanna Martini, o objetivo é divulgar o conteúdo dos programas em vídeos publicados no Instagram e YouTube. “A Rádio me proporcionou algo maior do que eu imaginava. Aqui dentro, sou estimulada a ser proativa, a participar, a aprender e a trabalhar em equipe. Não desenvolvo apenas o texto radiofônico, vai desde a construção dos roteiros e entrevistas, passando pela locução dos programas, até a produção de vídeos”, ressalta a estudante de jornalismo Giovanna Martini.

Para saber mais sobre a Rádio Web UFPA:  acesse o site http://radio.ufpa.br/. Fique por dentro também pelas redes sociais @radiowebufpa no Facebook, Twitter e Instagram.

Serviço

Baixe o aplicativo Rádio UFPA, na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.radiowebufpa.rdioufpa
Telefone: (91) 3201-8814 / 7766
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Local: Universidade Federal do Pará – UFPA, Instituto de Letras e Comunicação – ILC, Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, Belém, PA – Brasil.

Texto e foto: Rádio Web UFPA