Página inicial > Ultimas Notícias > Telessaúde UFPA já está em funcionamento. Projeto contribui para a melhoria no atendimento de saúde no Pará.

• Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 11h54

Telessaude Portal

O Núcleo de Telessaúde do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará, o Telessaúde UFPA, já está em funcionamento. O projeto começou o seu processo de implementação em janeiro deste ano, para desenvolver ações nas áreas de Teleconsultoria, Tele-educação e Telediagnóstico, que vão contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento de saúde no estado do Pará.

Telessaude Portal 2O site do núcleo telessaude.ufpa.br já está no ar e oferece serviços de Tele-Educação. No dia 27 de maio foi realizada a primeira ação nessa área, a webconferência com o tema “Hanseníase: diagnóstico e tratamento na APS”, ministrada pela médica dermatologista e hansenóloga Carla Andrea Avelar Pires. A webconferência é um serviço que visa à educação permanente de médicos(as), enfermeiras(os) e profissionais da saúde, que atuam na Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará, utilizando as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação a distância. A próxima webconferência será no próximo dia 23 de junho e dará continuidade ao tema da Hanseníase, que foi uma solicitação dos profissionais ao responderem questionário do Telessaúde UFPA.

Os serviços de Telediagnóstico e Teleconsultoria já estão em processo de implementação e deverão entrar em funcionamento ainda neste mês de junho. O telediagnóstico é um serviço no qual a imagem de exames é enviada pelos serviços de saúde municipais ou estaduais, por meio da plataforma STT, com acesso pelo site do Telessaúde UFPA, e os laudos são realizados a distância pelos profissionais vinculados ao núcleo. Já a Teleconsultoria é um serviço no qual uma consulta é registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Telessaude Portal 3Parcerias - A coordenação do Telessaúde UFPA esteve em visita técnica ao município marajoara de Ponta de Pedras, nos dias 28 e 29 de abril. A agenda de reuniões resultou na pactuação de cooperação entre o Telessaúde UFPA e a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras para a participação do município em atividades de teleconsultoria, tele-educação e telediagnóstico, com a disponibilização de oito pontos de demandas de serviços para o Telessaúde UFPA.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação/Telessaúde UFPA