Página inicial > Ultimas Notícias > Reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles avalia resultados de gestão

Reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles avalia resultados de gestão

• Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 15h47

Reuniao Comite Governanca 1

O Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniu-se no último dia 7 de junho para discutir os resultados alcançados pela Universidade no Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas - Ciclo 2021, coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como parte do processo de prestação de contas anuais das instituições públicas. A UFPA apresentou um resultado de 83% no Índice Integrado de Governança (iGG) em 2021, figurando entre as 10 primeiras universidades federais avaliadas e apresentando o melhor resultado na região norte.

Reuniao Comite Governanca 2O resultado de 83% do iGG demonstra uma evolução expressiva nos últimos anos, visto que o resultado alcançado em 2018 foi 24%. Quanto à posição da Universidade entre todas as instituições avaliadas, a UFPA melhorou substancialmente sua colocação, passando da 427º posição para a 17º no ano de 2021. Já em comparação com as universidades federais, a UFPA avançou da 53º colocação para a 6º.

O comitê é presidido pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho e composto também pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, além dos pró-reitores, Marília Ferreira (Ensino de Graduação), Iracilda Sampaio (Pós-Graduação e Pesquisa), Nelson Souza (Extensão), Edmar Costa (Relações Internacionais), Cristina Yoshino (Planejamento e Desenvolvimento Institucional), Ícaro Pastana (Desenvolvimento e Gestão de Pessoal) e Raimundo Almeida (Administração), pelos presidentes dos fóruns de dirigentes de campi do interior e da capital, Rosa Helena Oliveira e Marcos Diniz, pelo diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela e pelo prefeito multicampi, Eliomar Azevedo.

Na UFPA, um total de 16 unidades contribuíram para o preenchimento do questionário de levantamento de governança, que ocorreu no período de abril a junho de 2021: AUDIN, ASCOM, CEPS, CIAC, CPPAD, CTIC, Comissão de Ética, Ouvidoria, PROPESP, PROEX, PROEG, PROGEP, PROINTER, PROAD, PROPLAN e Prefeitura Multicampi.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, avalia que “O bom desempenho da UFPA em todos os índices do levantamento no ano de 2021 reflete o quanto a instituição avançou nos últimos anos nas suas práticas de gestão e governança, aperfeiçoando processos e implementando iniciativas relacionadas aos temas avaliados. É importante ressaltar que esse avanço é resultado de um esforço coletivo que envolveu várias unidades na realização de ações e na consolidação das informações enviadas ao TCU”.

A Governança Pública é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle posto em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Para conhecer a situação da governança no setor público federal e estimular as instituições a adotarem boas práticas, desde 2017, o TCU unificou os levantamentos dos Índices Integrados de Governança e Gestão (iGG), agora incluindo: governança pública, gestão de pessoas, gestão de TI, gestão de contratações e gestão orçamentária.

Os resultados do levantamento podem ser consultados neste Boletim Informativo.

O próximo levantamento deverá ocorrer em 2023 e a Universidade estará empenhada em avançar ainda mais nos requisitos avaliados, almejando um melhor resultado no próximo ciclo.

Texto e imagens: Divulgação Proplan