Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA)

UFPA inaugura Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA)

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h24

17.06.2022 Inauguracao CICTA Foto Alexandre de Moraes Capa

A Universidade Federal do Pará inaugurou o Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA) na última sexta-feira, 17 de junho. O prédio, que abriga laboratórios, experimentos e projetos da Faculdade de Física da UFPA, voltados à formação científica de estudantes de todos os níveis educacionais, está localizado no setor básico da Cidade Universitária, em Belém, no bairro do Guamá. São dois andares, com uma estrutura de 20 salas, incluindo salas de aulas e de oficinas, de telescópios, de experiências, de secretaria e coordenação, além de um auditório.

A inauguração contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; do coordenador e idealizador do CICTA, professor Luís Carlos Bassalo Crispino; do diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Marcos Monteiro Diniz, bem como de outros dirigentes da Administração Superior, docentes, alunos, bolsistas e colaboradores da Faculdade de Física da UFPA.

17.06.2022 Inauguracao CICTA Foto Alexandre de Moraes 2O CICTA nasce da experiência de vários projetos, a começar pelo Laboratório de Demonstrações (LabDemon), aprovado inicialmente em 2004. Depois vieram o Núcleo de Astronomia (Nastro), o Museu Interativo da Física (Minf) e o “Física na Escola”, todos com quase 20 anos. “Começamos com um sonho. Eu pensava que, para haver interesse das crianças pela ciência, ela havia de ser divertida. Se não despertar o interesse dos alunos, ela não funciona, então Ciência e Educação, precisam caminhar juntas nesse sentido”, afirmou o professor Luís Crispino.

Hoje, o CICTA, tem capacidade para receber até 200 alunos de escolas da rede pública para interagir com a Ciência na forma de experimentos, observações astronômicas e muita informação científica. Os projetos abrigados no Centro são também extensionistas e têm como objetivo ensinar a Física de forma divertida, oferecendo oportunidades para estudantes de licenciaturas e inspirando pequenos e futuros cientistas a definirem e planejarem suas carreiras.

Segundo Luís Crispino, muitos dos projetos de experimentação que hoje estão à mostra no CICTA foram produzidos a custo zero, a partir de materiais recicláveis, mas também há equipamentos de ponta. Tudo agora estará disponível para conhecimento e visitação do público. Além disso, o CICTA atuará como um importante local de formação e capacitação para a atuação de pesquisadores em escolas da rede pública, ampliando, assim, o acesso de estudantes da educação básica à Ciência produzida na Universidade.

17.06.2022 Inauguracao CICTA Foto Alexandre de Moraes 95Interação - Em visitação ao Centro, o reitor e o vice-reitor da UFPA e o prefeito de Belém interagiram com os experimentos que hoje formam o acervo do CICTA, desenvolvido ao longo dos anos com a força de vontade dos membros do Centro e com o financiamento de editais, além do apoio da Universidade. O prefeito Edmilson Rodrigues, por exemplo, experimentou a bicicleta que, por meio de um dínamo, é ligada a um circuito que produz luz e som, a partir da energia mecânica do movimento.

Em uma das salas visitadas, os presentes puderam experimentar telescópios, estruturas que ensinam a lei da gravidade, o funcionamento da projeção cinematográfica e muito mais.

17.06.2022 Inauguracao CICTA Foto Alexandre de Moraes 133“Esse é um espaço para aproximar as pessoas da Ciência, que pode ser visitado a qualquer momento e que visa construir um mundo melhor através da Ciência. Essa inauguração me traz esperança, entusiasmo, felicidade e realização coletiva, porque somente com a divulgação científica poderemos trazer desenvolvimento para a Amazônia”, apontou Luís Carlos Crispino.

No momento de descerramento da placa de inauguração, o prefeito Edmilson afirmou o quanto a primeira infância é importante para o alargamento da cognição infantil e que, por isso, acredita que o CICTA possa potencializar a educação básica no município. A Universidade já está em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a fim de gerar parcerias.

Democratização e cidadania - Emmanuel Tourinho destacou que é compromisso da Universidade levar a ciência para o maior número de pessoas, daí a importância de usar a estrutura da instituição para promover a formação científica nas escolas estaduais e municipais. Para o reitor, a educação é fator fundamental na construção de uma nação com plena cidadania.

17.06.2022 Inauguracao CICTA Foto Alexandre de Moraes 211“Experimentos lúdicos não têm o propósito único de divertir. O objetivo é formar pessoas que possam se apropriar da ciência e da lógica científica para intervir na sociedade de modo mais crítico e qualificado, inclusive para questionar a estrutura de poder e pensamento que ainda nos mantém como uma nação atrasada. Outras nações já superaram dificuldades investindo em  Educação. Acredito que a formação científica é um caminho para combater o obscurantismo que ainda persiste no Brasil. Ela torna as pessoas mais aptas a participar do debate público, afirmou”.

Com o CICTA, a instituição passa a dispor de mais uma estrutura qualificada. “Agora, é necessário fazer uso dessa estrutura para promover a interação da sociedade com a ciência”, concluiu o reitor.

Para saber mais sobre o CICTA, acesse https://www.cicta.ufpa.br/.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA