Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências da Educação inicia novo período de gestão

Instituto de Ciências da Educação inicia novo período de gestão

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h34

21.06.2022 Cobertura Posse ICED Foto Joao Jambu Capa

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará iniciou, na última terça-feira, 21 de junho, novo período de gestão. As professoras Eliana da Silva Felipe e Celi da Costa Silva Bahia foram empossadas como as novas diretora-geral e diretora-adjunta, respectivamente, eleitas pela comunidade acadêmica do ICED. A cerimônia ocorreu no Auditório B do Instituto, no setor profissional do Campus Guamá.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, deu posse às novas dirigentes. Integraram a mesa da solenidade também o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a gestão anterior, composta pela professora Selma Costa Pena, diretora-geral, e o professor Carlos Nazareno Ferreira Borges, diretor-adjunto. Prestigiaram o evento ainda pró-reitores, integrantes da comunidade acadêmica da área de Educação como um todo, e, autoridades, como a professora Márcia Bitencourt, docente do ICED e atual secretária Municipal de Educação de Belém.

Antes da cerimônia, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia – Geperuaz apresentou uma intervenção poética intitulada “Amazonizar a Universidade”.

Iniciada a sessão, o reitor e as novas dirigentes assinaram os Termos de Posse. Em seguida, os ex-diretores manifestaram-se sobre o período em que estiveram à frente da administração do ICED.

O então diretor-adjunto Carlos Nazareno Ferreira revelou que três sentimentos lhe preenchiam naquele momento: o primeiro, de gratidão pelo tempo em que esteve na gestão; o segundo, de desejo de sucesso para com a gestão que se inicia; e, o terceiro, de aprendizado que obteve durante o tempo em que foi um dos responsáveis pela administração do Instituto.

21.06.2022 Cobertura Posse ICED Foto Joao Jambu 2Já a diretora que transmitiu o cargo, professora Selma Pena, despediu-se mencionando as conquistas e desafios que enfrentou durante sua gestão. “Diante de um período de profundas mudanças no país, no que se refere à área da Educação, tivemos êxito na manutenção do ICED e resultados positivos no nosso plano institucional e acadêmico, que só foram possíveis devido ao engajamento coletivo. Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte dessa rede de proteção e que, junto conosco, resistiram e têm resistido aos desmontes”, disse Selma Pena.

21.06.2022 Cobertura Posse ICED Foto Joao Jambu 3Empossadas - Após assinarem o termo de posse, as novas gestoras também manifestaram seus compromissos com a nova missão. A diretora-adjunta Celi Bahia lembrou que o ICED tem marca construída ao longo da história na defesa da educação pública e gratuita e que, por isso, sua responsabilidade como gestora será manter o Instituto como referência em educação no estado do Pará, este tão marcado por desigualdades. “Nosso esforço será pela defesa de uma Universidade pública democrática, diversa, plural e inclusiva”, afirmou.

21.06.2022 Cobertura Posse ICED Foto Joao Jambu 4A diretora-geral empossada, Eliana Felipe, que já teve mandato anterior na gestão do ICED, destacou que hoje reassume a direção em condições muito diferentes do seu período anterior que se encerrou em 2017, principalmente no que diz respeito à matriz orçamentária de que o Instituto dispunha: “Aceitamos esse desafio confiando na nossa capacidade de senso crítico, de ação e reação para enfrentar as dificuldades”. A gestora destacou ainda inúmeros campos em que o Instituto possui comprovada competência e que, como gestora, pretende continuar colaborando com a missão da Universidade em busca do bem comum no que tange à Educação.

Transformação - O vice-reitor Gilmar Silva manifestou sua satisfação em pensar a Universidade e ver tudo que ela realiza. “São os desafios e as dificuldades que nos movem na gestão. Apesar de tudo, acreditamos na Universidade Pública e na Educação como instrumentos importantes de transformação social”.

21.06.2022 Cobertura Posse ICED Foto Joao Jambu 6Em seu pronunciamento, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou o papel da Universidade na produção do conhecimento científico. Ele disse que o desafio de todo gestor é promover conquistas para a sociedade. No que se refere à Universidade, para ele, “os cientistas têm a obrigação de desvendar a realidade e mostrar para a sociedade o quanto o presente tem sido perverso”, pontuou.

Já o reitor Emmanuel Tourinho agradeceu o trabalho desenvolvido pela diretora-geral e pelo diretor-ajunto que encerraram seus mandatos e manifestou a confiança de que as novas gestoras realizarão uma excelente gestão. O reitor também agradeceu a presença do Prefeito Edmilson Rodrigues e falou da importância das parcerias da UFPA com a Prefeitura de Belém para a ampliação do acesso e qualificação da Educação no município.

21.06.2022 Cobertura Posse ICED Foto Joao Jambu 7“Nosso país é estruturalmente desigual e não podemos aceitar a pobreza e a fome que nos cercam. Na Amazônia, essa realidade é ainda mais dramática, daí o papel da Universidade Pública, de trabalhar no dia a dia para criar mais oportunidades educacionais para jovens e produzir conhecimento para a formação de educadores”, destacou. “A UFPA, graças ao empenho da comunidade, faz ensino, pesquisa e extensão com excelência. Para além disso, temos um papel a desempenhar no fortalecimento da democracia em nosso país”, concluiu o reitor.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: João Jambu – Ascom UFPA