Página inicial > Ultimas Notícias > Está aberto o prazo de submissão de propostas para a 3ª Chamada pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h01

WhatsApp Image 2022 06 23 at 16.02.16

Estão abertas as submissões de propostas para a 3ª Chamada pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina. A ação encoraja projetos que promovam reflexões e debates sobre a erradicação das múltiplas formas de racismo que ainda persistem nas políticas, sistemas e instituições de Ensino Superior da América Latina. O envio de propostas deve ser feito até 15 de julho, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações, acesse o edital.

Essa convocatória, promovida pela Cátedra UNESCO em Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina – UNTREF (Argentina), é direcionada a atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico, presenciais ou on-line, com equipes de dois ou mais integrantes, formadas por alunos(as), professores(as) e técnicos(as)-administrativos(as) de Instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina.  Serão selecionadas, no máximo, 12 propostas de ação, que contarão com o apoio da Cátedra para a divulgação, a fim de proporcionar uma maior visibilidade aos projetos escolhidos.

O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA – UFPA), José Guilherme Fernandes, e integrante da Red Esial (Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina), que promove anualmente a chamada, considera como fundamental a participação de projetos da Universidade na ação. "O pessoal acadêmico de nossa instituição que enviar propostas para a chamada, além de fomentar a missão da UFPA, que é produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável, também integrará uma rede de pesquisadores internacionais, dedicados à transformação social e que tem história comum de avanços e desafios na América Latina”, observa.

Submissão - As propostas selecionadas devem incluir o uso de algumas publicações e vídeos que estão disponíveis no site da Iniciativa para a Erradicação do Racismo no Ensino Superior, exclusivamente ou em conjunto com outros recursos. Essas ações podem consistir, por exemplo, em eventos voltados ao meio acadêmico como fóruns, seminários, workshops, conversas ou outros formatos que permitam aproveitar os materiais desenvolvidos para o projeto.

Outro requisito para a participação da Chamada é que todas as propostas sejam redigidas em espanhol, português ou qualquer uma das mais de quatrocentas línguas indígenas ou de comunidades afrodescendentes atualmente faladas em países latino-americanos. Entretanto, por uma questão prática, as submissões que estiverem redigidas nas línguas dos povos indígenas e afrodescendentes, devem ser traduzidas para o espanhol e o português. As propostas selecionadas ficarão sob responsabilidade da Equipe de Colaboradores da Chamada.

Submissão: Até 15 de julho de 2022

Edital: acesse aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagem: Divulgação