Página inicial > Ultimas Notícias > EMUFPA realiza Mostra Sarauparauara e recital do Quarteto de Cordas

EMUFPA realiza Mostra Sarauparauara e recital do Quarteto de Cordas

• Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 10h57

Sarauparauara e Quarteto Portal

A Escola de Música da UFPA (EMUFPA) apresenta, nesta sexta-feira, 24 de junho, às 18h, a Mostra Sarauparauara e o recital do Quarteto de Cordas da EMUFPA no auditório da EMUFPA, com a participação especial de artesãos construtores de rabecas de Bragança/PA. As atividades ocorrem no Auditório da EMUFPA. Acesse o programa.

A Mostra Sarauparauara é um dos resultados do projeto de extensão de mesmo nome, que visa a realização de encontros em forma de sarau para o desenvolvimento de atividades musicais de câmera. Tem como principal objetivo possibilitar aos participantes - alunos, professores, músicos e público em geral - conhecerem parte do repertório musical parauara por meio da execução e apreciação musical “em primeira vista”.

Desde 2015 o projeto tem realizado as Mostras Sarauparauara na Igreja de Santo Alexandre e na EMUFPA, nos Encontros de Arte de Belém e nas Jornadas de Extensão da UFPA. Entre as diversas obras lidas e/ou trabalhadas estão composições de Luiz Pardal, Altino Pimenta, Marcos Quintino Drago, José Agostinho da Fonseca, Wilson Fonseca, Vicente Fonseca, Yuri Guedelha, Elienay Carvalho, André Gaby, José Maria Bezerra e Adamor do Bandolim, entre outros.

O projeto Sarauparauara é coordenado pelo professor Celson Gomes com a colaboração do professor Alexandre Contente e conta com o apoio de docentes e discentes dos cursos técnicos da EMUFPA. Nesta mostra haverá a exposição e experimentação de rabecas bragantinas, confeccionadas por artesãos bragantinos

Quarteto - O Quarteto de Cordas da EMUFPA é formado pelos Violinistas: Celson Gomes e Joziely Brito; pelo Violista: Rodrigo Santana; e pelo Violoncelista: Cristian Brandão. Os integrantes do quarteto atuam como docentes e coordenadores de projetos de pesquisa e extensão na Escola de Música da UFPA, com parcerias com o Projeto de Extensão Sarauparauara e com o Grupo de Estudos Pedagógicos e Interpretativos Parauara – GEPIP.

O grupo teve sua estreia em 2016 dentro da programação artística do V Simpósio Internacional de Música da Amazônia – SIMA, que ocorreu em Belém-PA. Devido à repercussão positiva desta atuação, no ano seguinte iniciou oficialmente atividades voltadas à extensão e pesquisa com foco em novas obras que foram compostas originalmente para a formação de quarteto de cordas e com levantamento de repertório que abrange compositores parauaras, mantendo o respeito à tradição de compositores eruditos internacionais, assim como compositores brasileiros dos séculos XX e XXI.

Mostra Sarauparauara e recital do Quarteto de Cordas da EMUFPA
24 de junho, às 18h.
Local: Auditório da EMUFPA, na Av. Conselheiro Furtado, 2007

Texto e imagem: Ascom UFPA, com informações da EMUFPA.