Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Salinópolis divulga edital para seleção no Cursinho Popular

Campus de Salinópolis divulga edital para seleção no Cursinho Popular

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 09h55

cpcs

O Campus Universitário de Salinópolis, da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou o edital para a seleção do Cursinho Popular do Campus Salinópolis (CPCS) e apresenta seu processo de seleção aberto até o dia primeiro de julho. A ação tem como objetivo auxiliar alunos do 3° ano, ou que já concluíram o ensino médio, com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em um curso pré-vestibular gratuito.

“O cursinho está inserido dentro dos projetos de extensão do Campus Universitário de Salinópolis que tem como escopo a aproximação e diálogo com a comunidade local e circunvizinhas. Desenvolver projeto como o cursinho popular significa inserir a comunidade para dentro da Universidade, além de possibilitar que pessoas com vulnerabilidade social tenham condições de ter acesso ao ensino superior público com qualidade por meio da sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM”, afirma Arleson Lopes, coordenador do Cursinho Popular Campus Salinópolis.

Este ano será a primeira edição do cursinho, com aulas presenciais ocorrendo no auditório do Campus Universitário de Salinópolis - UFPA todas as quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, no horário de 19h às 21h30, e nos sábados, adotando dois turnos, das 8h às 11h, e das 14h às 17h.

“O Cursinho Popular é um grande projeto tanto para o Campus Salinópolis/UFPA como para a população, visto que o campus receberá alunos da própria cidade, que terão a oportunidade de se preparar para o ENEM, para que assim possam alcançar a tão sonhada vaga em uma Universidade”, reitera o coordenador.

Como se inscrever - A inscrição deve ser realizada presencialmente no Auditório do Campus Universitário de Salinópolis-UFPA, e ocorre do dia 27 de junho ao dia 1º de julho de 2022.

O Cursinho Popular é voltado a pessoas socioeconomicamente vulneráveis e, por isso, no ato da inscrição, apresenta um questionário com perguntas de caráter pessoal e socioeconômico, além da escrita de uma justificativa pelo interesse no CPCS.

Ao se inscrever, os candidatos se comprometem com as diretrizes do edital, com o mínimo de 72% de presença nas quartas, quintas e sextas, e 60% de presença aos sábados. A divulgação da seleção acontece no dia 8 de julho, com o início das aulas no dia 13 do mesmo mês.

Edital do Cursinho Popular Campus Salinópolis

Edital disponível aqui

Local: Auditório do Campus Universitário de Salinópolis-UFPA, localizado na R. Raimundo Santana Cruz

Data: Até primeiro de julho