Página inicial > Ultimas Notícias > ETDUFPA estreia o espetáculo Sagrada Malandragem no dia 30 de junho

ETDUFPA estreia o espetáculo Sagrada Malandragem no dia 30 de junho

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 16h01

Portal 2022 8A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (Etdufpa), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), apresenta o espetáculo “Sagrada Malandragem” no período de 30 de junho a 09 de julho, às 19h, no bar Canto do Zé, localizado na Travessa de Breves. Objetivo é o de que o Teatro possa romper com espaços convencionais e, mais uma vez, se afirmar no espaço público, em ato de devoção pelos encontros de arte de rua.

Em Sagrada Malandragem, o Sagrado está na rua e vai ao bar. A figura do malandro é convocada por um ato de fé, a partir de seu suposto sumiço, acionando histórias, musicalidades, realidades ficcionais e o desenrolar de um ato cênico que celebra a malandragem como força de resistência em tempos de dor, preconceito histórico e perdas.

As diretoras e encenadoras, Andréa Flores e Marluce Oliveira, afirmam que, quem estiver pelas ruas da cidade, está convidado a partilhar de um espetáculo que acontece no bar Canto do Zé, e embriagar-se de teatro, esperança e fé.

O processo de criação do espetáculo foi colaborativo com os discentes dos cursos técnicos de teatro, cenografia, figurino cênico e especialização em dramaturgia, os quais realizam a prática de montagem, e elencam parte dos temas da cura e espiritualidade, motivados pelos atravessamentos pandêmicos que não somente suspenderam os encontros presenciais por dois anos na Etdufpa, como também alteraram as rotas de vida de toda a comunidade.

“As difíceis movências da vida são também acompanhadas de tentativas de explicação, enfrentamento, adaptação, que permeiam o visível, como também o invisível, o divino, o sagrado”, afirma Andréa Flores.

A parceria com o Canto do Zé, trouxe para o processo artístico, a figura de Zé Pelintra, entidade de religiões de matrizes africanas, assim como a malandragem sagrada e os tipos sociais encontrados no bar e na rua em geral, inspirações para a criação de personagens e seus enlaces.

“No início do século XX, a malandragem de Zé Pelintra convoca modos de viver insurgentes dos pretos contra o capitalismo, o racismo, a exploração da mão de obra, a discriminação do samba e os processos de suposta modernização do país. A malandragem é, assim, acionada no espetáculo não como amoralidade, mas como ato de resistência”, aponta a diretora.

O espetáculo é livre, portanto, não haverá cobrança de ingressos, mas o grupo estará aberto a colaborações ao final da apresentação.

Espetáculo Sagrada Malandragem

Local: Bar Canto do Zé, localizado na  Travessa de Breves - Bairro Canudos.

Data: Estreia dia 30 de junho. Exibição nos dias 1º, 2, 3, 7, 8 e 9 de julho

Hora: às 19h.