Página inicial > Ultimas Notícias > Abertas as inscrições para o ingresso de novas empresas na Incubadora da UFPA

Abertas as inscrições para o ingresso de novas empresas na Incubadora da UFPA

• Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 14h34

EDITAL UNIVERSITEC

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), programa que integra a Agência de Inovação Tecnológica (Universitec). Esta é a primeira seleção de 2022 que oferece vagas para a modalidade de empresas residentes. As inscrições devem ser realizadas na plataforma Macropus e terão fluxo contínuo, desde que observada a capacidade das instalações. Para início imediato, há módulos de 20 m², de 40 m² e de 80m².

O objetivo do programa de incubação é ofertar apoio gerencial e tecnológico para a criação e/ou desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Bioeconomia, Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, Tecnologia Mineral, Design, Energia e outras atividades da indústria de transformação.

Segundo a coordenadora do PIEBT, Iara Neves, a Incubadora de Empresas da UFPA contribui para a expansão do ecossistema de negócios no Pará, além de capacitar empreendedores e empresários, de forma que eles passem a considerar a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia como premissas em seus empreendimentos.

"A incubadora vem, ao longo de duas décadas, estimulando o empreendedorismo inovador, o surgimento e o desenvolvimento de empreendimentos que tenham como cerne a geração de produtos, processos e serviços, gerados a partir do conhecimento produzido na academia ou com apoio de universidades. Logo ela é importante tanto por apoiar empreendimentos que dão retorno ao estado por meio da geração de emprego, renda e impostos, como também por contribuir para que nossa região tenha foco no empreendedorismo inovador e sustentável", afirma.

A incubadora tem, desde 2019, como um dos critérios principais de avaliação, o impacto social e/ou ambiental positivo. “O apoio que a Universitec presta aos Negócios de Impacto será ainda maior, pois, além de atender aos empreendimentos inovadores nos modelos que já apoiamos, pretendemos dar um grande suporte aos negócios que tenham a missão de gerar um impacto socioambiental positivo, de forma que, juntos, possamos contribuir para o desenvolvimento econômico, sustentável e social da nossa região", aponta Iara Neves.

Para saber mais sobre os critérios de seleção e sobre as inscrições, acesse o Edital disponível Macropus e no Drive.

Texto: Divulgação Universitec/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes