Página inicial > Ultimas Notícias > Mural Sensorial desenvolvido no PPGAU explora diferentes texturas e temperaturas

• Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 15h59

Mural PPGAU

Desenvolver arte estimulando outros sentidos para além da visão, esse é um dos objetivos do Mural Sensorial produzido por discentes do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), que pode ser visitado no corredor que dá acesso ao PPGAU, no prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC). O mural sensorial utiliza múltiplos materiais para alcançar diferentes texturas e temperaturas, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam explorar a arte do mural por meio do tato.

Foto Izabella de MeloA obra foi desenvolvida a partir de um workshop organizado pela coordenadora do PPGAU, professora Cybelle Salvador Miranda, com oito discentes do PPGAU, sendo projetada em torno de temas desenvolvidos pelo programa em seus doze anos de existência. Sua execução contou com alunos do PPGAU e bolsistas de Iniciação Científica da FAU/UFPA e enfatiza as pesquisas arquitetônicas, as paisagens ribeirinhas e as tecnologias desenvolvidas pelo programa, abrangendo diversas cidades da Região Norte. Para a sua confecção, foram utilizados materiais como tinta PVA, placas concretadas com texturas que imitam o bambu e a madeira, além de um mapa de Belém produzido com cacos cerâmicos, inspirado na arquitetura Raio que o parta, uma manifestação moderna paraense.

“Visamos tornar o ambiente do PPGAU mais humanizado e receptivo ao seu corpo discente e docente, bem como servir de referência imagética no prédio do PGITEC, que abriga as pós-graduações do Instituto de Tecnologia da UFPA”, informa Cybelle Miranda, coordenadora do PPGAU e responsável pelo mural.

A atividade foi registrada como projeto de extensão do PPGAU, integrando as pesquisas das três linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Programa: Arquitetura, Cultura e Espacialidades na Amazônia; Arquitetura, Desenho da Cidade e Desempenho Ambiental e Tecnologias Construtivas, Conservação e Restauro, caracterizando uma produção técnica e artística do programa.

“Convidamos a comunidade universitária a vir conhecer o nosso mural, bem como os estudantes de Arquitetura de outras instituições de ensino, a fim de entenderem o que é a pesquisa científica em Arquitetura na Amazônia e o modo como poderão vir a se  integrar ao programa, futuramente. Esperamos que a obra gere novas iniciativas de expressão estética que contribuam para melhorar a relação afetiva dos nossos discentes com os espaços construídos na UFPA”, conclui Cybelle Miranda.

Mural Sensorial

Local: Corredor que dá acesso ao PPGAU, no prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia

Visitação Livre

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Tainá Menezes e Izabella de Melo.