Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Reproeduca divulga informações para auxiliar tutores quanto ao bem-estar dos pets

• Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 13h54

Reproeduca Julho Dourado

Este mês, o Projeto de Extensão “Reproeduca” está divulgando uma série de informações sobre a campanha Julho Dourado, que visa orientar tutores de cães e gatos quanto às ações que envolvem o bem-estar desses animais. Para tanto, a equipe do projeto tem abordado, por meio do Instagram, temas como os benefícios da castração e da vacinação e as causas e efeitos das zoonoses (doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e pessoas).

Mais do que disponibilizar informações, o “Reproeduca” objetiva proporcionar uma qualidade de vida aos bichanos por meio da difusão de conteúdos que incentivem uma guarda mais segura e estável, algo que contribua para a diminuição de “superpopulações” de cães e gatos. Entre os conteúdos produzidos para a iniciativa, há um vídeo que explica a  maneira de contágio das zoonoses a partir de duas formas: Antropozoonose (doença primária de animais que pode ser transmitida aos humanos) e Zooantroponose (doença primária de humanos que pode ser disseminada aos animais).

Segundo a estudante do curso de Medicina Veterinária da UFPA Inara Evangelista, bolsista do projeto, as zoonoses são ocasionadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos, por isso é fundamental que haja uma ampla divulgação sobre essas patologias que cercam os pets, por ser considerada uma questão de saúde pública. “Para evitar as zoonoses, diversos cuidados são necessários, entre eles: levar o animal regularmente ao veterinário para que seja feita a desparasitação, controlar as vacinas e aplicar a guarda responsável na lida com o animal”.

Reproeduca - O projeto também presta serviços laborais com a assistência do Biomedam, os quais se destinam à dosagem de hormônios sexuais; ao acompanhamento de ciclo estral; ao exame andrológico e à análise seminal. As ações do projeto são realizadas sob a orientação dos professores Sheyla Domingues, Danuza Leão e Jefferson Cardoso, com a participação de servidores técnico-administrativos, discentes do curso de Medicina Veterinária e do PPGReproamazon.  A iniciativa é vinculada ao Laboratório de Biotecnologia e Medicina de Animais da Amazônia (Biomedam) e recebe o apoio do curso de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal da Amazônia (PPGReproamazon) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Segundo Inara, realizar esse tipo de ação possibilita uma troca de conhecimento e auxilia na interação entre a comunidade externa e o meio acadêmico/profissional que está ligado à área. “A partir do Reproeduca, temos a oportunidade de aplicar o aprendizado, obtendo resultados em nosso meio em um curto prazo, além de nos ajudar a desenvolver a sensibilidade de lidar com a sociedade, visto que há diferentes realidades em uma cidade tão plural como Castanhal, que está em exponencial crescimento urbano, e simultaneamente conta com uma importante interface com as agrovilas e propriedades de produção rural”, explica a estudante.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes