Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA mapeia processos organizacionais das Instâncias de Integridade

UFPA mapeia processos organizacionais das Instâncias de Integridade

• Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 15h05

4º Ciclo de Mapeamento de Processos

A Pró-reitoria de Planejamento da UFPA finalizou o 4º Ciclo de Mapeamento de Processos(4º CIMAPRO), no qual foram mapeados oito dos principais processos organizacionais relacionados às temáticas das Instâncias de Integridade da UFPA. O trabalho iniciou em março de 2022, sob coordenação da Diretoria de Gestão Estratégica da Proplan, juntamente com as Instâncias de Integridade da Universidade.

Durante o ciclo foram realizadas reuniões virtuais e presenciais, entrevistas de mapeamento e preenchimento de formulários para a elaboração dos mapeamentos dos processos, materializados nos Fluxogramas de Processos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). Neste ciclo foram mapeados os processos das seguintes instâncias: Comissão de Ética (CEUFPA); Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD); Comissão Permanente para Apuração de Irregularidades das Empresas (CPAIE); Coordenadoria de Auditoria Interna (Audin); Ouvidoria; e Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

Segundo o Diretor de Gestão Estratégica/Proplan, Huderson Melo, “o objetivo do 4º CIMAPRO foi mapear e aprimorar os processos organizacionais importantes para a instituição e cumprir a ação prevista no Plano de Integridade da UFPA 2020-2022 de ‘Fomentar o mapeamento dos principais processos relacionados às temáticas das Instâncias de Integridade’, contribuindo para o fortalecendo de um modelo de gestão baseado em condutas éticas no cumprimento da missão institucional”.

Para Maurício da Silva Borges, presidente da Comissão de Ética da UFPA, “o mapeamento proporciona uma visão clara e detalhada de cada etapa do processo, facilitando o trabalho dos membros e da secretaria executiva, além do entendimento para a comunidade acadêmica quanto ao rito processual específico da Comissão de Ética".

Gestão da Integridade Pública na UFPA – A Integridade Pública é o alinhamento consistente e a aderência a valores éticos, princípios e normas para garantir e priorizar os interesses públicos sobre os interesses privados no setor público, que deve ser preservado por todos os servidores da UFPA. O Programa de Integridade na UFPA é formalizado no seu Plano de Integridade, o qual estabelece ações que contribuem para  incentivar a prevenção, detecção e punição de atos de corrupção e desvios de conduta.

A gestão do programa de integridade na UFPA é executada pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio da Diretoria de Gestão Estratégica (Digest), funcionando como Unidade de Gestão de Integridade. As Instâncias de Integridade da UFPA são representadas por unidades que trabalham para fomentar as práticas de integridade.

Gestão de Processos Organizacionais na UFPA - A UFPA utiliza a Gestão de Processos Organizacionais por ser uma ferramenta de gestão que visa promover uma maior padronização, organização, redução de ineficiências e melhoria dos resultados gerados pelas atividades administrativas contínuas. A adoção dessa metodologia contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI 2016-2025, especialmente o de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”.

A metodologia de Gestão de Processos adotada atualmente pela UFPA foi lançada em abril de 2019, e, em 2020, foi lançado o Portal de Gestão de Processos da UFPA. Desde então, a Universidade promove os Ciclos de Mapeamento de Processos Organizacionais (Cimapros), sob a coordenação da Diretoria de Gestão estratégica (Digest/Proplan), que direciona esforços visando ao mapeamento e à melhoria de processos organizacionais prioritários da Instituição.

Para visualizar e baixar os processos organizacionais já mapeados e os referidos manuais e guias, acesse o Portal de Gestão de Processos da UFPA.

Acesse os mapeamentos realizados no 4º CIMAPRO:

Comissão de Ética - Procedimento de Apuração Ética (Fluxograma e POP)

Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar - Processo Administrativo Disciplinar em Rito Ordinário (Fluxograma e POP)

Comissão Permanente para Apuração de Irregularidades das Empresas - Processo Administrativo de Responsabilização (Fluxograma e POP)

Coordenadoria de Auditoria Interna - Planejamento e Execução do Trabalho de Auditoria (Fluxograma e POP) e Monitoramento das recomendações emitidas (Fluxograma e POP)

Ouvidoria - Pedido de Acesso à Informação (Fluxograma e POP)

Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal - Consulta de conflito de Interesses (Fluxograma e POP) e Denúncia de Conflito de Interesses (Fluxograma e POP).

Texto e fotos: Divulgação Proplan/UFPA