Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade Federal do Pará recebe o Fórum Social Pan-Amazônico, de 28 a 31 de julho

• Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 11h37

Fospa Portal 02

De 28 a 31 de julho de 2022, a Universidade Federal do Pará (UFPA) será território do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa). Movimentos sociais, articulações e representações de povos de nove países promovem debates abordando, nesta edição, a defesa dos povos da Amazônia e da democracia. Para participar, ainda é possível se inscrever individualmente ou em grupo, até 28 de julho, no site do evento.

No primeiro dia, além de programações temáticas, haverá a Marcha e a Cerimônia de Abertura. A concentração para a Marcha começa às 16h na Escadinha da Estação das Docas e a caminhada seguirá para a Praça Waldemar Henrique, onde, a partir das 18h, ocorrerá o ato de abertura.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “É muito simbólico que a Universidade Federal do Pará esteja acolhendo o X Fospa. Como instituição que recebe estudantes de todas as origens na região amazônica, a UFPA tem se estabelecido como espaço rico de discussão, reflexão crítica e diálogo sobre a diversidade de saberes e culturas desta região”.

O coordenador geral do X Fospa, Luiz Arnaldo Campos, relata que as caravanas já começaram a chegar de vários países e de outros estados amazônicos. A expectativa é de um encontro de múltiplos saberes. “Nossa expectativa é de um X Fospa muito representativo e potente que realmente sirva como uma efetiva barreira aos planos de privatização e destruição da floreste e seus povos. O Fórum Social Pan-Amazônico é um processo. Antes de chegarmos a Belém foram realizados Pré-Fóruns da Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana Francesa e em diversos pontos da Amazônia brasileira. Agora, estamos nos aproximando do ápice desta décima jornada. Estamos confiantes que será um marco histórico nas lutas dos povos amazônicos”, destaca Luiz Arnaldo.

As atividades do Fospa seguem até o domingo, 31 de julho, com as programações da Casa de Saberes e Sentires, dos Grandes Eventos, das Atividades Autogestinadas e das Atividades Paralelas, todas disponíveis no site do evento.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.