Seminário abre espaço para dialogar sobre formas de aperfeiçoar o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas da UFPA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar o IV Seminário do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-I/Q) nos dias 8 e 9 de agosto de 2022. A ação tem o objetivo de ampliar o diálogo entre estudantes indígenas e quilombolas e a gestão institucional, para aperfeiçoamento do PSE-IQ, do ingresso e da permanência desses estudantes nos cursos de graduação da UFPA. O evento ocorrerá no Auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC), no setor profissional do Campus da UFPA em Belém, com interação ao vivo com a Sala 8, no terceiro pavimento do Prédio Multidisciplinar - Área 2 do Campus da UFPA em Altamira.. A participação é gratuita e as inscrições serão realizadas no credenciamento do evento.
Embora o Seminário do Processo Seletivo Especial IQ seja realizado desde 2017, esta será a primeira vez que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) estará à frente da realização, juntamente com a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) da UFPA. O evento contará, ainda, com a participação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), do Centro de Processos Seletivos (CEPS), do Centro de Registro e Indicadores Acadêmico (CIAC), da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (Apyeufpa), da Associação de Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ), das lideranças de povos indígenas e de comunidades quilombolas, de representantes de Institutos e de Faculdades, bem como de professores(as), estudantes e técnico-administrativos(as) da UFPA envolvidos(as) neste processo.
“A realização do IV Seminário do PSE/IQ é um momento bastante significativo para a Instituição, principalmente pelo fato de esse evento acompanhar e subsidiar uma política institucional em consolidação: o Edital PSE/IQ. O Edital PSE/IQ é uma ação afirmativa pensada com o objetivo de oportunizar a indígenas e quilombolas o acesso ao ensino superior, de forma a reduzir a assimetria de oportunidades existentes para esses grupos sociais. Trata-se, portanto, de uma construção coletiva que envolve a UFPA, as associações indígenas e quilombolas e outros setores da sociedade”, ressalta a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), Marília Ferreira.
Programação - O evento será realizado das 8h às 18h, nos dias 8 e 9 de agosto. A programação inclui a apresentação de dados do PSE, mesas sobre os desafios na seleção e permanência dos alunos indígenas e quilombolas, e suas perspectivas futuras; o histórico do processo seletivo, os problemas identificados e o controle social; e as políticas de ações afirmativas e a lei de cotas, que incluirá um debate acerca do MOBAF (Mobilidade Ações Afirmativas) e dos desafios cotidianos, como o racismo.
Haverá também uma plenária para a discussão de propostas para a consolidação do Edital do PSE I/Q a ser lançado no semestre que se inicia e uma programação cultural. A participação é aberta a todos os interessados, bastando chegar no horário de credenciamento do evento.
Sobre o PSE Indígena e Quilombola - O PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. A oferta de vagas é exclusiva para candidatos(as) indígenas e quilombolas que não foram admitidos(as) em curso superior e que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Para a inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deve comprovar seu pertencimento étnico a povos indígenas ou comunidades quilombolas, sendo residente ou não em sua comunidade.
Na sua última edição, o PSE-I/Q disponibilizou vagas em 197 ofertas de cursos de graduação sediados em onze campi da UFPA. O processo ocorreu em duas etapas:uma redação em língua portuguesa e uma entrevista. Os(AS) candidatos(AS) indígenas puderam realizar suas avaliações em Altamira e Belém, enquanto os(AS) candidatos(AS) quilombolas se apresentaram em Abaetetuba, Belém, Castanhal, Cametá ou Soure.
Serviço:
IV Seminário do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas
Data: 8 e 9 de agosto de 2022
Horário: das 8h às 18h
Locais: Auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC), no setor profissional do Campus da UFPA em Belém; e Sala 8, no terceiro pavimento do Prédio Multidisciplinar - Área 2 do Campus da UFPA em Altamira.
Inscrição durante o credenciamento no primeiro dia do evento.
Acesse a programação completa aqui.
Texto e arte: Assessoria de Comunicação Social da UFPA.
Redes Sociais