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Unidades acadêmicas e administrativas da UFPA deve enviar Plano de Desenvolvimento de Pessoal até 19 de agosto

  • Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 17h39

pdp 2023ufpa

No período de 22 de julho a 19 de agosto, as unidades acadêmicas e administrativas da UFPA devem elaborar o seu Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) para o Exercício 2023. Para isso, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), está disponibilizando um formulário, via Sistema de Atendimento ao Usuário (Sagitta), onde deverão ser listadas todas as ações de desenvolvimento previstas para os servidores das unidades da UFPA. As informações da unidade devem ser enviadas pelo dirigente máximo, agente de capacitação ou servidor responsável pela área de pessoal do setor. 

Desde 2019 as instituições só podem realizar a execução orçamentária com ações de capacitação, assim como conceder afastamentos e licenças para ações de desenvolvimento, caso estas estejam referidas no PDP vigente do órgão. Para evitar prejuízos, as unidades devem ficar atentas aos prazos e orientações de preenchimento do formulário. Também é importante que cada servidor possa acompanhar se as ações de desenvolvimento que irá realizar, sejam de curta ou de longa duração, como cursos de mestrado ou doutorado, foram devidamente registradas no PDP por seu gestor, uma vez que a ausência da programação destas ações pode acarretar no impedimento de sua liberação.

“Desde 2019, o Decreto nº 9.991 recomenda a elaboração anual do PDP, que é um instrumento utilizado para planejar as ações de desenvolvimento dos servidores. Para a elaboração do PDP 2023, contamos com o empenho de cada unidade em compilar, via formulário, todas as ações de desenvolvimento dos seus servidores. As unidades devem preencher o formulário fornecido no Sagitta, sendo recusado o envio de arquivos em outro formato e configuração, ou mesmo o envio individual destas informações, uma vez que cabe a cada unidade enviar um único formulário. O sistema SIPEC não permite o cadastro de informações incompletas, então solicitamos o preenchimento adequado de cada campo do formulário”, pontua Gisele Marques, Diretora de Capacitação e Desenvolvimento.

Envio das informações - Para realizar o envio das ações de desenvolvimento previstas para os servidores das unidades da UFPA, o gestor responsável deve fazer o login no Sagitta, selecionar a unidade prestadora “PROGEP – Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – Belém”, clicar na categoria “Capacitação e Desenvolvimento”, selecionar o item “Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)” e, posteriormente, o subitem “Elaboração do PDP 2023”. Por fim, devem ser preenchidos os dados solicitados no sistema e anexado o “Formulário - Ações de Desenvolvimento - PDP 2023”, já alimentado com as ações que deverão ser incluídas, conforme o planejamento da unidade para o próximo ano.

Os campos disponibilizados no formulário são obrigatórios e correspondem aos exigidos pelo Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Na ausência de qualquer informação, o sistema impossibilita o cadastro, por isso é importante fazer o preenchimento correto de cada item. Para auxiliar as unidades, no Sagitta existe um modelo de como deve ser feito o preenchimento e também pode ser consultado lá o modelo de ações de desenvolvimento aos quais as unidades poderão copiar para os seus planos. 

Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento - Capacit por meio do telefone (91)3201-8092 ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto e arte: Assessoria progep/UFPA

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