Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da UFPA conquistam o vice-campeonato em competição nacional

Estudantes da UFPA conquistam o vice-campeonato em competição nacional

• Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 14h02

Enactus UFPA Vice campeao ENEB

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará conquistou o vice-campeonato no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2022, que premia as melhores iniciativas de empreendedorismo social do país. O time se destacou entre 47 equipes do Brasil por apresentar resultados significativos em suas ações empreendedoras voltadas para comunidades da região amazônica. Inspirado no tema "Juntos transformando o agora", o ENEB deste ano aconteceu presencialmente em São Paulo, nos dias 28 e 29 de julho, na Expo Center Norte.

O vice-campeonato deste ano é o quarto título consecutivo conquistado pelo Time Enactus UFPA, que, desde 2019, não sai do pódio da competição. Em 2019 e 2020, o time garantiu o primeiro lugar na disputa e representou o Brasil na competição internacional Enactus World Cup. Em 2021, conquistou o vice-campeonato pela primeira vez e, este ano, garantiu o título novamente, mantendo o reconhecimento de segundo lugar nacional. Para o estudante de Enfermagem Leonardo Carvalho, integrante do time e um dos apresentadores da Enactus UFPA no ENEB, participar de um evento que celebra a inovação e o empreendedorismo social e universitário foi um tremendo privilégio.

"Se alguém me dissesse que eu estaria em São Paulo para representar a nossa instituição, eu não acreditaria. Durante esses dois dias, aprendi muito com os outros membros da rede e tive a oportunidade de, ao lado dos meus colegas, mostrar as soluções que impactam o nosso povo. Representar o Pará em um evento nacional é mostrar que, na Amazônia, existem jovens engajados em fazer um mundo melhor. Estou extremamente feliz e orgulhoso por fazer parte disso", conta.

Enactus UFPA Anama 1º lugar Amanco WavinEntre os projetos criados pelos estudantes da UFPA, dois foram apresentados durante o evento. O Anamã, que desenvolve e instala sistemas de coleta de resíduos, como as ecobarreiras e os ecopontos, que reutilizam garrafas PET para conter o escoamento de resíduos plásticos nos rios e canais de Belém, impedindo que os resíduos cheguem aos oceanos, e o projeto Gira Sol, que desenvolve tecnologias de energia limpa para o processamento sustentável de alimentos, como fornos solares e briquetadeiras, para beneficiar comunidades tradicionais da Amazônia.

Além da conquista na liga principal, os projetos apresentados também foram premiados em competições paralelas durante o evento. O Anamã conquistou o primeiro lugar do Prêmio Inovação Social Amanco Wavin, pela segunda vez, em três anos. O Gira Sol conquistou o Prêmio ODS 7, que o reconheceu como o projeto da rede mais comprometido com a promoção de energia limpa e acessível para as comunidades, e o Prêmio Ford C3, da Fundação Ford. Para Inara Tavares, vice-presidente de projetos do Time Enactus UFPA, esse reconhecimento é resultado de todo o esforço e dedicação da equipe.

“Trabalhar com empreendedorismo social é uma tarefa constante, em que nos empenhamos para resolver os problemas da sociedade com soluções inovadoras. Então, ganhar esses prêmios nos impulsiona nessa trajetória em que buscamos gerar mudança na realidade de comunidades vulneráveis. A sensação é incrível! Sei que estamos preparados para novos desafios”, afirma a estudante.

Sobre o Time Enactus UFPA - Fundado, em 2014, por alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Pará, o time tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Mais de 213 mil pessoas já foram impactadas com as ações dos projetos da Enactus UFPA, em Belém e em outros municípios do estado do Pará.

Saiba mais sobre as iniciativas do Time Enactus UFPA.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.