Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Entre Rios e Palavras realiza sua segunda edição nesta quarta-feira, 17
Início do conteúdo da página

Programa Entre Rios e Palavras realiza sua segunda edição nesta quarta-feira, 17

  • Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 13h57

Evento Entre Rios e Palavras

Nesta quarta-feira,  17, às 17h, o Programa Entre Rios e Palavras chega a sua segunda edição, com o tema “A resistência à Ditadura Civil-Militar e a defesa da democracia no Brasil”. O programa é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA) e pela Produtora Realize. Tem o objetivo  de reforçar o compromisso da pós-graduação com a divulgação científica. Entre Rios e Palavras ocorrerá de maneira híbrida, sendo presencial no auditório do PPGL/UFPA, com transmissão via YouTube, pelo canal do PPGL/UFPA

De 1964 a 1985, o Brasil viveu sob a repressão da Ditadura Militar, período de silenciamento, tortura, desaparecimentos, assassinatos e supressão de direitos constitucionais para quem se posicionava contra o autoritarismo da época. Apesar de instalada a Comissão da Verdade pela Lei 12.528/2011, instituída em 16 de maio de 2012, inúmeros crimes seguem sem desfechos, com versões que tentam camuflar a real crueldade da Ditadura Militar brasileira.    

Para debater essa temática, o Entre Rios e Palavras contará com a presença dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Narrares (PPGL/UFPA), os professores Tânia Sarmento-Pantoja e Carlos Augusto Sarmento-Pantoja; do autor do livro Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, Mário Magalhães; e da jornalista Angelina dos Anjos, secretária executiva da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Pará (CEV-PA). O encontro será mediado pela coordenadora do PPGL/UFPA, professora Ivânia dos Santos Neves, além de ter como atração artística a rapper Nic Dias.

Segundo Ivânia Neves, o tema ainda tem urgência em ser discutido nos mais variados setores da sociedade. "Em um Programa de Pós-Graduação em que remexer as memórias é objetivo de muitas pesquisas, problematizar a última Ditadura Civil-Militar é necessário e urgente", afirma.

Lançamento de livro e cineclube - Antes da gravação de Entre Rios e Palavras, o Cineclube Resistências, coordenado pelo professor Carlos Augusto Sarmento-Pantoja, vai exibir o filme Marighella, seguido de bate-papo com o autor do livro que inspirou o filme, Mário Magalhães. A agenda do cineclube retoma neste momento e segue até dezembro, com vários títulos como Órfãos do Eldorado, Bacurau, Democracia em Vertigem, entre outros.

Para encerrar a programação, será lançado o livro Narrares da Exceção: estudos sobre a infância e a juventude na literatura e na cultura, da professora Tânia Sarmento-Pantoja. A autora vem se dedicando ao estudo das múltiplas formas e performances da narrativa da resistência, as quais servem de base para este livro.

Serviço:

Programa Entre Rios e Palavras - "A resistência à Ditadura Civil-Militar e a defesa da democracia no Brasil"

Data: 17/8/2022, às 17h.

Local: Auditório do PPGL/UFPA, com transmissão simultânea pelo Canal do PPGL.

Formulário de Inscrição disponível aqui.

Texto: Camille Nascimento - PPGL UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página