Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário de Ananindeua celebra aniversário com anúncio sobre a construção do primeiro prédio próprio de salas de aula
Início do conteúdo da página

Campus Universitário de Ananindeua celebra aniversário com anúncio sobre a construção do primeiro prédio próprio de salas de aula

  • Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 19h26

16.08.2022 Aniversario 9 Anos Campus de Ananindeua Foto Alexandre de Moraes Capa

O Campus Universitário de Ananindeua da UFPA celebrou, nesta terça-feira, 16 de agosto, nove anos de existência, completados no último dia 12 de agosto. O presente foi o anúncio feito pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho sobre o aporte de recursos para a construção do primeiro prédio de salas de aula do campus, que trabalha para ter uma sede própria desde a sua criação. A obra contará com o apoio financeiro da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), atendendo pedido formulado ao seu Conselho Diretor pela Reitoria da UFPA.

A semana será de programações pelo aniversário do campus e a primeira delas foi a cerimônia comemorativa ocorrida com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do vice-reitor, Gilmar Silva; do coordenador do Campus Universitário de Ananindeua, Alcy Favacho; e da vice-coordenadora, Luciana Gonçalves. Também estiveram presentes à cerimônia a equipe de pró-reitores representados por Cristina Yoshino (Planejamento), Edmar Costa (Relações Internacionais), Ícaro Pastana (Pessoal), Nelson Souza Jr. (Extensão) e Raimundo Almeida (Administração).

Ainda prestigiaram a celebração o prefeito multicampi, Eliomar Azevedo; o diretor da Fadesp, Roberto Ferraz; e o vice-diretor da Fundação, Alcebíades Macedo. Outros gestores presentes foram os representantes de demais campi, como a professora Rosa Helena Oliveira, diretora do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras dos campi e coordenadora do Campus Universitário de Capanema; Ana Áurea Maia, coordenadora do Campus Universitário de Abaetetuba; Bruno Castro, coordenador do Campus Universitário de Castanhal; Lindomar Ribeiro, coordenador do Campus Universitário de Salinópolis; e Wassim El Bana, coordenador do Campus Universitário de Tucuruí.

Na plateia, estiveram professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e discentes que formam a comunidade universitária do campus, o qual atende a toda a Região Metropolitana de Belém, incluindo Belém, Marituba, Santa Bárbara, Santa Isabel, Castanhal e outros municípios, por meio de cursos e parcerias.

16.08.2022 Aniversario 9 Anos Campus de Ananindeua Foto Alexandre de Moraes 46Congratulações - A professora Luciana Gonçalves foi quem deu início aos pronunciamentos destacando a colaboração de cada um dos presentes para o crescimento do Campus Universitário de Ananindeua nos seus nove anos de existência. Segundo ela, a característica dessa unidade é a capacidade de “conseguir, do pouco, fazer muito”, para ressaltar a qualidade do ensino, da pesquisa e do trabalho junto à sociedade.

O coordenador geral do campus, professor Alcy Favacho, também destacou a evolução da unidade ao longo dos anos, congratulando a comunidade e expressando o anseio de todos(as) pelo espaço próprio do campus.

16.08.2022 Aniversario 9 Anos Campus de Ananindeua Foto Alexandre de Moraes 53O vice-reitor Gilmar Silva rememorou a história de diversos campi da UFPA que nasceram da mesma forma que o de Ananindeua, com muita coragem e poucos recursos, e que hoje têm potencial para tornarem-se universidades independentes, a exemplo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Universidade do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa), criadas a partir de campi da UFPA. “Hoje é dia de celebrar também a ousadia de quem colabora em fazer e manter o campus mesmo ainda sem instalações próprias”, afirmou, lembrando que a UFPA em Ananindeua iniciou do zero e, atualmente, dispõe de um corpo docente de 50 professores(as) com doutorado e 20 técnico-administrativos(as) qualificados(as).

16.08.2022 Aniversario 9 Anos Campus de Ananindeua Foto Alexandre de Moraes 66O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a comunidade e falou do papel estratégico do Campus para a transformação da vida das pessoas e para o desenvolvimento socioeconômico regional. Afirmou que o Brasil necessita de políticas mais consistentes para a ampliação efetiva e inclusiva de seu sistema educacional, sendo o sistema universitário do país ainda mais tardio no que consiste em sua implantação e estrutura, situação que se agrava com a redução de investimentos públicos na área da Educação, em especial nas universidades federais.

“Ainda assim, vencemos as adversidades temos conquistas a celebrar, a exemplo da abertura dos cursos novos de graduação em Engenharia de Energia e de Mestrado e Engenharia de Materiais, no Campus de Ananindeua”, pontuou Tourinho. O reitor ressaltou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelas universidades públicas para a promoção da cidadania no país, a partir da formação de jovens profissionais e pesquisadores atuantes em ensino, pesquisa e extensão. Anunciou também que, com o projeto executivo elaborado para a construção do Campus de Ananindeua, foi possível avançar com a busca por recursos. “Trabalhamos em várias frentes e apresentamos o nosso projeto à FADESP, conseguimos o seu apoio e agora poderemos iniciar a construção do primeiro prédio de salas de aulas do Campus Universitário de Ananindeua. Esperamos inaugurar esta obra em breve”, assinalou o reitor.

16.08.2022 Aniversario 9 Anos Campus de Ananindeua Foto Alexandre de Moraes 158Premiação - A comemoração encerrou-se com a entrega do certificado aos ganhadores do concurso que envolveu a comunidade para a elaboração da marca do Campus. Os vencedores foram os discentes Adley Modesto Barros e Andressa Diniz Rodrigues, autores do trabalho gráfico com o tema União e Diversidade.

Histórico - A criação do Campus Universitário de Ananindeua (CANAN) está relacionada às ações de pactuação entre o Ministério da Educação e a UFPA, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Em cerimônia realizada em 12 de abril de 2012, na Granja do Icuí-Guajará, o governo do Pará fez a doação do imóvel, que abrigou a residência oficial dos governadores do estado até 2006, à Prefeitura de Ananindeua, que posteriormente doou para a UFPA.

A área prevista para a implantação do CANAN é de 101.430,402 m2 (10.143 ha) formando um quadrilátero com perímetro de 1.303,76 metros e está inserido no cruzamento da avenida Independência com a estrada do Icuí, no bairro do Icuí-Guajará em Ananindeua, Pará.

O CANAN iniciou suas atividades oficialmente a partir da Resolução nº 717, de 12 de agosto de 2013, porém, não houve recursos para a construção do Campus até então. Hoje, a unidade funciona nas instalações de um espaço locado provisoriamente e conta com oito cursos de graduação, nas áreas de Tecnologia, Licenciaturas e Bacharelados, bem como dois programas de pós-graduação com cursos de mestrado.

Para saber mais sobre o Campus de Ananindeua, acesse: https://campusananindeua.ufpa.br/index.php/historico.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página