Página inicial > Ultimas Notícias > Professora e estudante da UFPA vivenciam experiência internacional com bolsa de estudos do Programa Studies of the U.S. Institutes

• Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 13h57

Contempladas SUSI

Como é a experiência de participar de um programa que proporciona a imersão em um país diferente, com a troca de experiências entre pessoas de vários outros lugares do mundo? Essa é uma resposta que pode ser dada pela professora Ana Lilia Rocha, docente da Faculdade de Línguas Estrangeiras do Campus de Bragança, e pela estudante do curso de Comunicação Social (Jornalismo) Júlia Mota, que foram contempladas pelo Programa Studies of the U.S. Institutes (SUSI).

O programa concedeu à Ana Lilia Rocha e a Júlia Mota a oportunidade de viajarem para os Estados Unidos (EUA), com a pretensão de que pudessem obter e aprimorar seus conhecimentos sobre o  país, mas também de apresentar seus projetos e suas pesquisas a pessoas de vários outros países do globo. Segundo a professora da UFPA, participar desse tipo de iniciativa é extremamente gratificante, principalmente em relação ao cenário acadêmico.

Contempladas SUSI docente"A experiência foi muito gratificante sob diversos pontos de vista, principalmente do acadêmico, pois as atividades contaram com a participação de intelectuais de diversas áreas ligadas ao Multinational Institute of American Studies, que ministraram palestras e minicursos cujas temáticas versavam sobre o papel dos Estados Unidos como um país mediador da equidade e da diversidade. O principal impacto disso tudo foi o contato com 17 professores de universidades de países diferentes e o intercâmbio acadêmico que isso pode proporcionar para minha atuação profissional e com a UFPA. Consegui identificar que as pesquisas que realizo na UFPA se aproximam, em muito, com as dos professores de Literatura Anglófona que conheci no programa", afirma a professora.

Além de enriquecimento acadêmico, a vivência de 45 dias em New York também proporcionou um crescimento cultural e linguístico para Ana Lilia Rocha, que agora já pensa na possibilidade de vivenciar novas experiências e trocas internacionais. "A partir desta experiência, é possível dizer que haverá um entrelace de minhas atividades acadêmicas com pesquisadores de outros países, além da possibilidade de participação de bolsistas em eventos e publicações de outros países".

Já para a estudante Júlia Mota, o SUSI possibilitou uma ampliação a respeito de suas “perspectivas sobre o futuro profissional”. De acordo com ela, o que mais lhe marcou foi a convivência e as experiências obtidas com participantes da Índia, da Indonésia, da Nigéria e da Tunísia , ou seja, além de interagir com a cultura local, a estudante de Jornalismo pôde conhecer mais sobre a cultura de outros países.

Contempladas SUSI discente“Eu pude desenvolver diversas atividades com os outros participantes. Nós conhecemos alguns projetos comunitários e como eles são realizados em Seattle, realizamos trabalho voluntário, tivemos workshops sobre liderança, viajamos para outras cidades do interior conhecendo um pouco da história local e dos EUA, além de outras atividades relacionadas ao tema: Educação e Futuro do Trabalho”, confessa Júlia.

Júlia enfatiza, ainda, a importância das discussões e palestras sobre Jornalismo, Mídia e Direitos Humanos das quais participou, e que, segundo ela, podem acrescentar muito à sua área de estudo.

“No final do programa, tivemos que desenvolver um plano de um projeto social pensado para colocar em prática em nossa comunidade, e, como estudante de Comunicação Social, foi muito importante, pra mim, desenvolver um projeto voltado para auxiliar a projeção da voz de jovens em vulnerabilidade socioeconômica, a partir dos conhecimentos que adquiri durante a graduação”, conta a estudante.

SUSI - O Studies of the U.S. Institutes (SUSI) é um programa oferecido pela Comissão Fullbright, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, que concede bolsas de estudos a professores e a estudantes de diversos países, incluindo o Brasil. A professora Ana Lilia Rocha recebeu o financiamento estudantil para passar seis semanas em Nova York, frequentando a Universidade de Nova York (NYU). A estudante Júlia Mota recebeu a bolsa para passar também seis semanas em Seattle, na Universidade de Washington.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Fotos: Arquivo pessoal