Editora da UFPA e Fundação José Saramago lançam “Literatura e Compromisso”, de José Saramago
A Universidade Federal do Pará (UFPA) celebra em 2022 o centenário de nascimento do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago (1922-2010). Como parte da programação comemorativa à memória do escritor português, a Universidade, por meio da Editora da UFPA (ed.ufpa), lança o livro Literatura e Compromisso: Textos de Doutrina Literária e de Intervenção Social, em coedição com a Fundação José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis.
O lançamento, com sessão de autógrafos do organizador e apresentação de Germana Sales (UFPA), será nesta segunda-feira, 22 de agosto, a partir das 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na UFPA, durante a programação do Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto.
A obra é uma coletânea de doze textos escritos por Saramago, em diferentes momentos da vida, que apresentam reflexões sobre o próprio fazer literário – como autor e obra se inserem no tempo e no espaço – e explicitam o posicionamento político e a consciência social do autor de Democracia e Universidade (2013), outra parceria entre a Fundação e a ed.ufpa.
Na primeira parte do livro, Textos de Doutrina Literária, Saramago retoma temas rotineiros em suas obras e palestras, como a História e a memória, para indicar a seus leitores e ouvintes caminhos (não respostas) que levem a compreender seu trabalho e a importância (ou não) de seus romances, crônicas e diários para a transformação social.
Os seis textos que compõem a segunda parte, Textos de Intervenção Social, mostram um Saramago que não se limita a contemplar a realidade, mas vai além, “interpela o mundo e os homens que o desfiguram, e bate-se por uma justiça muitas vezes adiada e não poucas ausente”, como sublinha Carlos Reis. Trata, portanto, da “necessidade ética de aprofundar os direitos humanos e de falar nos deveres humanos. É esse, pode dizer-se, o pensamento final de José Saramago, formulado num cenário civilizacional exaurido. José Saramago buscou conhecer e, nos limites de sua arte e de sua influência, intervir não somente nas questões e tensões sociais de sua terra natal (Portugal) ou de sua última morada (Espanha), mas direcionou seu olhar e suas palavras também para América do Sul e para a África, especialmente para os conflitos étnicos e as lutas pelo direito à terra.
Literatura e Compromisso termina com dois escritos do organizador da obra, Palavras para uma Homenagem Nacional, texto lido em 1998, durante evento promovido pela Biblioteca Nacional de Portugal em homenagem a Saramago, e José Saramago: o Escritor como Mestre, de 2010, lido durante as cerimônias fúnebres de Saramago.
A obra estará à venda com valor promocional no estande da ed.ufpa durante o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, de 22 a 24 de agosto, no CEBN, e pelo site de vendas on-line.
Sobre o autor – José Saramago nasceu em 1922, em uma família de camponeses sem terra, em Azinhaga, pequeno povoado situado na província do Ribatejo, em Portugal. Publica seu primeiro livro, Terra do Pecado (que inicialmente o autor havia batizado como A Viúva), em 1947, ano do nascimento de sua filha Violante. Em 1953 conclui o texto de Claraboia, que seria publicado apenas postumamente em 2011. Seu oitavo livro publicado em vida, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de 1991, foi considerado ofensivo pela comunidade cristã e sofreu censuras do governo português. Ante a repercussão negativa e ameaças sofridas, Saramago decide sair de Portugal e se mudar com a esposa Pilar del Río, em 1993, para Lanzarote, uma das Ilhas Canárias, na Espanha. Em 1995 recebe o Prêmio Camões e, em 1998, é agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, sendo até hoje o único escritor em língua portuguesa a receber a honraria. Saramago faleceu em 2010, tendo escrito mais de 40 títulos entre poesia, romance, diário, crônica, ensaio, além de dezenas de discursos proferidos pelos cinco continentes.
Sobre o organizador – Professor da Universidade de Coimbra, ensaísta e pesquisador português, Carlos Reis é especialista em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, especialmente na vida e obra de Eça de Queirós, sendo também estudioso do trabalho de José Saramago. Foi diretor da Biblioteca Nacional de Portugal e frequentemente é convidado a ministrar aulas em universidades do Brasil, Alemanha, Espanha e Estados Unidos. Autor de diversos livros, Carlos Reis publicou pela Editora da UFPA, em 2018 Diálogos com José Saramago.
Serviço
Lançamento do livro Literatura e Compromisso: Textos de Doutrina Literária e de Intervenção Social, de José Saramago, com sessão de autógrafos com Carlos Reis
22 de agosto, a partir das 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA.
O livro estará à venda com valor promocional no estande da ed.ufpa durante o Colóquio Internacional e pelo site de vendas on-line.
Texto e arte gráfica: Editora da UFPA.
Redes Sociais