Página inicial > Ultimas Notícias > Pré-lançamento do livro “A Intuição da Ilha”, de Pilar del Río, ocorre nesta terça-feira, 23, na UFPA

• Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 13h36

Livro Pilar

Nesta terça-feira, 23 de agosto, a partir das 17h, ocorre o pré-lançamento e a sessão de autógrafos da edição brasileira do livro A intuição da ilha - os dias de José Saramago em Lanzarote, de Pilar del Río, escrito durante a pandemia. A obra é uma publicação da Companhia das Letras. Além da autora, participará desse momento Luiz Schwarcz, fundador e diretor da Companhia das Letras. O evento integra a programação do Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, que ocorre de 22 a 24 de agosto de 2022, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

“E se fôssemos morar em Lanzarote?”, propôs José Saramago a Pilar del Río, dando início a um novo — o último — ciclo de sua vida. A ilha, localizada próxima à costa do Marrocos, se tornaria cenário de encontros, inspirações e experiências que, se não resumem quem ele era, representam quem ele foi.

Com ponto de vista privilegiado, tendo acompanhado Saramago em meio aos livros e às belas paisagens vulcânicas, Pilar relata neste livro os dias do escritor português em Lanzarote, construindo um mosaico dos momentos vividos e das emoções compartilhadas na intimidade do lar, e elaborando um panorama a que poucos teriam acesso — até então.

Em A intuição da ilha, os leitores se tornam amigos e são convidados a entrar n’A Casa — a primeira que Saramago pôde chamar de sua — ao lado de Susan Sontag, Sebastião Salgado, María Kodama e muitos outros, sob os olhos da maior companheira do escritor, Pilar. Um tributo incomparável a um dos autores mais celebrados da língua portuguesa.

A edição conta com ilustrações de Juan José Cuadrado e prefácio de Fernando Gómez Aguilera, segundo o qual “Nos capítulos de A intuição da ilha contam-se, com frescor, agasalho verbal e empatia afetiva, os sabores, ingredientes e texturas sensoriais de um mundo habitual, efusivo e prolífico”.

Sobre a autora - Pilar del Río nasceu em 1950, em Sevilha, na Espanha. Começou a exercer o jornalismo ainda durante a ditadura de Franco, entendendo o ofício não só como profissão, mas como militância cívica. Trabalhou também em rádio e televisão. Em 1986, conheceu José Saramago, com quem partilhou a vida, projetos e trabalho. É a tradutora da obra do escritor ao castelhano. Desde 2007, é presidenta da Fundação José Saramago. Em 2016, recebeu o Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura por sua dedicação “à defesa dos direitos humanos, à promoção da literatura portuguesa e ao intercâmbio da cultura portuguesa, espanhol e latino-americana”.

A obra A intuição da ilha estará à venda no estande da Editora da UFPA durante o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, de 22 a 24 de agosto, no CEBN.

Pré-lançamento de A intuição da ilha, Pilar del Río

23 de agosto, a partir das 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA.

O livro estará à venda no estande da Editora da UFPA durante o Colóquio Internacional.

Texto: Ascom UFPA e informações da Comunicação da Companhia das Letras.