Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Mão&Obra estimula a produção de literatura por alunos de graduação e pós-graduação

• Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 15h23

MaoObra1

Você conhece alguém que escreve poesia, crônicas, contos ou qualquer projeto literário, mas que pouco recebe incentivo, apoio e suporte? O projeto de extensão Mão&Obra, do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC/UFPA), busca ocupar este espaço e incentivar a produção da escrita literária como parte da experiência universitária dos  alunos de graduação e pós-graduação, especialmente para a formação dos profissionais de letras.

O Mão&Obra repensa o consumo e a escrita em torno das produções literárias e do “ser escritor”, incentivando a relação do leitor com uma forma de literatura que é desenvolvida em seu presente histórico. Para isto, o projeto desenvolve oficinas de escrita, rodas de conversa, encontros virtuais com editores, escritores, livreiros, artistas, além de eventos presenciais voltados ao mundo da literatura.

MaoObra2“Temos dezenas de alunos, talvez centenas, que escrevem poesia, crônicas e contos, alguns têm projetos para romances, ideias muito elaboradas e ambiciosas até. Ao mesmo tempo, a experiência de escrever literatura está praticamente ausente do currículo dos cursos, de modo que eles não encontram na faculdade um espaço onde possam amadurecer esses projetos. Então precisamos trabalhar isso nas escolas, e a universidade não deixa de ser uma escola de nível superior, para que as pessoas sintam que escrever literatura é uma possibilidade real”, lembra o coordenador do Mão&Obra, Thomas Fairchild.

Como parte dessas atividades de apoio aos escritores, o projeto desenvolve um grupo de escrita com reuniões bissemanais, voltados à produção e o compartilhamento de textos desenvolvidos a partir de desafios propostos pelo grupo. Os textos passam pelo processo de leitura, comentários e reescrita em grupo, como uma proposta de reavaliação por parte do autor.

O grupo de escrita é aberto para todos os interessados, alunos da UFPA ou de outras instituições, as chamadas de novos membros são periódicas, mas os interessados podem expressar seu interesse pela página do Mão&Obra ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Alinhavos nº 16 julho 2022 1Revista Alinhavos - Outra atividade desenvolvida dentro do Mão&Obra é a publicação mensal da revista Literária Alinhavos, que se encontra em sua 16° edição, e busca abrir um espaço para a divulgação dos textos escritos no grupo, fazendo-os circular por um espaço mais amplo. A curadoria é baseada nos temas propostos, e os estudantes do curso de Letras da UFPA realizam a seleção, revisão, edição do texto, bem como sua diagramação e tratamento visual da revista. O projeto busca incluir, principalmente, futuros professores de Língua Portuguesa, que não têm sido incentivados enquanto produtores de literatura.

“A própria ideia que as pessoas fazem do que é um professor de Língua Portuguesa não inclui a ideia de que ele faça literatura, de que ele tenha algum papel a exercer na esfera da produção literária. Quando muito, o papel do professor é o de ler os autores locais na escola, mas ele mesmo não é pensado como um escritor. Eu acho que isso é um engano. O primeiro contato com grupos de escrita deveria ser desenvolvido na escola, com pequenas editoras locais, agremiações de escritores e coisas afins. Esse tipo de experiência, ao que me parece, é pouco comum e nós não formamos profissionais pensando em criá-las”, afirma Thomas.

WhatsApp Image 2022 08 24 at 16.19.11Encontro de Livreiros Independentes - No período de 10 a 16 de setembro, o projeto de extensão Mão&Obra vai realizar a 1° edição do Encontro de Livreiros Independentes na Universidade Federal do Pará, Campus Guamá. O evento será gratuito e contará com rodas de conversa com pessoas que escrevem, fabricam, vendem, leem e interpretam livros. Haverá também o lançamento de livros físicos e virtuais, uma feira com a participação de sebos com livros, cds e revistas, além de uma programação cultural com diversos ritmos e estilos que variam de shows de carimbó, rock e MPB, até saraus e performances poéticas.

A programação contará, ainda, com quatro oficinas sobre técnicas e conhecimentos utilizados na produção de literatura e produção de livros. Dentre elas estão: oficinas de produção de livros artesanais, ilustrações literárias, contação de histórias e autopublicação digital. Os interessados na oficina devem realizar suas inscrições na Página do Evento, sendo necessário o pagamento de taxa para garantir sua inscrição.

“A expectativa é darmos mais um passo no processo de cultivar redes de trabalho que fortaleçam a cadeia de produção da literatura. O objetivo é conseguir colocar jovens escritores, pessoas que estão cheias de textos na gaveta, em contato com gente que possa ajudá-los a colocar esses textos na rua”, conclui o professor Thomas Fairchild.

1° Encontro de Livreiros Independentes

Do dia 10 ao dia 16 de setembro

Participação livre

Inscrições nas oficinas pelo página do evento