Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento debate a utilização de compostos bioativos vegetais como parte do tratamento oncológico
Início do conteúdo da página

Evento debate a utilização de compostos bioativos vegetais como parte do tratamento oncológico

  • Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 17h09

Fitoterapia

Algumas plantas têm se mostrado importantes aliadas da Medicina, pois apresentam bioativos com ações terapêuticas que podem prevenir determinadas doenças. Para incentivar o debate sobre o assunto, a Liga Acadêmica de Fitoterapia (Lafito) e a Liga Acadêmica de Genética do Câncer (Lagec), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizam a primeira edição do evento Fitoterapia na Oncologia. O evento vai ocorrer no Auditório Arlindo Pinto, prédio anexo ao ICB, no Campus Guamá, no dia 1º de setembro, das 14h30 às 18h.

Serão realizadas três palestras durante o evento, com a exposição de bioativos de plantas presentes na Amazônia, dos tratamentos oncológicos mais utilizados atualmente, bem como seus efeitos adversos no corpo, e uma mostra de pesquisas que tratam da possibilidade de aplicação da fitoterapia como parte complementar do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer.

“Os tratamentos oncológicos atuais, em sua maioria, sempre possuem efeitos adversos. Com o desenvolvimento da fitoterapia aplicada à área oncológica, esperamos ter uma melhora nesse cenário, podendo usar fitoterápicos como uma terapia complementar, diminuindo efeitos colaterais, melhorando a eficácia do tratamento, além de mostrar como a Amazônia é uma potência para estudos de diferentes tipos de tratamentos, entre eles o oncológico”, informam Sabrina Oliveira, diretora do Lagec, e Jordana Lorrane, diretora do Lafito.

Fitoterapia  - A utilização de plantas no tratamento de doenças é um conhecimento milenar muito utilizado pelos povos originários da região amazônica, o qual vem tendo sua eficácia comprovada pela Ciência. Estudos aprofundados dos bioativos presentes na biodiversidade amazônica podem ser uma porta de entrada para a utilização destes em tratamentos quimioterápicos, capazes de minimizar efeitos adversos do tratamento como mucosite e dor oncológica.

“Entusiasticamente, estudos têm demonstrado o potencial sinérgico de combinar uma substância natural com um quimioterápico já estabelecido, o que nos sugere a perspectiva de novos ciclos quimioterápicos", afirmam as coordenadoras.

Quem desejar participar do debate pode realizar as inscrições por meio do formulário on-line, até o dia 31 de agosto. O evento é aberto para todos os interessados no tema, e haverá emissão de certificado de horas complementares para os inscritos.

Serviço:

Fitoterapia na Oncologia

Inscrições: até 31 de agosto, aqui.

Taxa de Inscrição: R$3

Data: 1º de setembro de 2022

Hora: das 14h30 às 18h

Local: Auditório Arlindo Pinto, prédio anexo ao ICB no Campus Guamá

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página