Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA tem 11 turmas pré-aprovadas para etapa 2022 do Parfor

UFPA tem 11 turmas pré-aprovadas para etapa 2022 do Parfor

• Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 14h12

novas turmas parfor

A Universidade Federal do Pará (UFPA) teve 11 turmas pré-aprovadas para a etapa 2022 do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de acordo com o resultado preliminar divulgado nesta terça-feira (30) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira o resultado preliminar aqui.

Seis cursos de licenciatura da UFPA serão ofertados em dez municípios do estado, nas seguintes turmas: Pedagogia, nos municípios de Gurupá, Marapanim, Porto de Moz e Viseu; Artes Visuais, nos municípios de Baião e Santarém; Letras - Libras, nos municípios de Jacundá e Pacajá; Letras - Língua Portuguesa, em Maracanã; Matemática, em Gurupá; e Educação Física, em Santa Maria do Pará.

As Secretarias Municipais de Educação validaram a inscrição de 721 professores da Educação Básica para as onze turmas aprovadas pela instituição, as quais contam com 415 vagas aprovadas pela Capes. De acordo com o cronograma provisório, o prazo para interposição de recursos vai até o dia 8 de setembro, e a lista final de cursos aprovados será divulgada até o dia 14 de setembro, com prazo para seleção e matrícula dos professores nas turmas até o dia 14 de outubro.

O Pará foi o estado que mais aprovou turmas na Região Norte, com vinte e uma aprovadas, sendo a UFPA a instituição com o maior número de turmas. Desde a criação do Parfor em 2009, a instituição já formou 9682 professores da Educação Básica de todas as regiões do Pará, por meio do programa, com mais de 14 mil inscritos nos 21 cursos de licenciatura ofertados. Já foram implantadas 421 turmas em 66 municípios-polo do estado e dez turmas seguem ativas em oito municípios.

Texto: Alexandre Yuri - Ascom Parfor
Fotos: Coordenação Geral/Parfor UFPA