Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto “Yoga & Meditação: Formas de Reconectar com a Vida” promove o enfrentamento ao estresse, à ansiedade e à depressão

• Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 15h55

Yoga Meditação

Com o objetivo de oferecer uma estratégia de cuidado interdisciplinar e de enfrentamento ao estresse, à ansiedade e à depressão direcionada a discentes e a servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA, o Projeto de extensão “Yoga & Meditação: Formas de Reconectar com a Vida” vai realizar, na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, uma palestra com o tema “Desafios atuais da prevenção e promoção da saúde mental'' e, no dia 6 de setembro, dará início à prática de yoga e meditação na UFPA. Para participar tanto da palestra quanto da prática, basta acessar o formulário de inscrição. Mais informações podem ser encontradas na página do projeto.

O “Yoga & Meditação: Formas de Reconectar com a Vida” é uma iniciativa que oferece cuidado à saúde da comunidade acadêmica da Universidade, da mesma maneira que inclui as suas ações no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio de práticas integrativas e complementares em saúde, como a yoga e a meditação. Ambas são tradições indianas, com práticas que promovem o exercício da mente e do corpo, com o uso de técnicas corporais e respiratórias por meio de um conteúdo ético-filosófico. Segundo a professora Márcia Soares, que coordena o projeto, o desenvolvimento de atividades desse tipo auxilia no enfrentamento dos sintomas do estresse, da ansiedade e da depressão, os quais têm sido frequentes na comunidade universitária, por conta da pandemia.

“Entre os principais benefícios da yoga para o campo da saúde, observam-se as contribuições físicas, filosóficas e sociais a partir do encorajamento de dietas mais saudáveis; do desenvolvimento da capacidade contemplativa e da expansão da percepção da totalidade, que constituem a base do movimento holístico ou a noção do cuidado integral (dimensões biológica, psicológica, sociológica e espiritual) e da construção de uma nova sociabilidade”, explica Márcia Soares.

Palestra - As palestras fazem parte das ações promovidas pelo projeto para ampliar os ensinamentos da yoga e da meditação, de forma teórica, acessível e gratuita. Na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, às 19h, o tema será “Desafios atuais da prevenção e promoção da saúde mental" para acordar as táticas de micro e macropolíticas, além dos dispositivos comunitários e da atenção básica de tecnologias leves de cuidado. O debate será construído acerca das questões relacionadas à saúde mental emergentes no atual cenário e contará, como palestrante, com o professor Márcio Belloc.

Aulas de Yoga e Meditação - A outra ação que será implementada pelo projeto é a prática de yoga e meditação, que ocorrerá, semanalmente, durante todas as terças-feiras. A primeira prática será realizada no dia 6 de setembro, às 14h, na UFPA, no hall da Reitoria.

Data da Palestra: 31 de agosto de 2022

Data do Início da Prática: 1° de setembro de 2022

Horário da Palestra: 19h

Horário da Prática: 14h, todas as terças-feiras

Local: Hall da Reitoria

Inscrições: Acesse aqui

Mais informações, confira a página do projeto.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Pixabay