Página inicial > Ultimas Notícias > IV Colóquio Alere reúne pesquisadores em debate sobre a alimentação e a cultura na Amazônia

• Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 14h55

alimentação Amazônia

As práticas alimentares moldam a cultura e os costumes, sendo parte essencial de uma sociedade. Em busca de desenvolver o debate sobre esse tema, o Grupo de Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação na Amazônia (Alere) vai realizar o VI Colóquio História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia, de modo on-line, nos dias 20, 21, 22 e  23 de setembro. O evento tem como objetivo divulgar o conhecimento científico produzido sobre o desenvolvimento da alimentação, em especial a brasileira.

O Colóquio História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia é realizado anualmente, desde 2017, pautando a soberania e a segurança alimentar, especialmente na região amazônica, a comida como tradição, os desafios da região para uma alimentação nutricionalmente adequada, além de múltiplas abordagens envolvendo comunicação, antropologia, história e gastronomia.

“As pesquisas são ricas e bem diversas, permitem diálogos com outras áreas e trazem à tona diferentes olhares sobre a história da alimentação, as quais possibilitam à comunidade conhecer mais sobre como ocorre a constituição de suas práticas alimentares, bem como entender como a alimentação é mais do que um ato biológico, acima de tudo, é fruto das construções e das escolhas da própria sociedade. As pesquisas também nos permitem perceber o quanto as práticas alimentares nos moldam como sociedade e como identidade social”, lembra a coordenadora do Grupo Alere, Sidiana Macêdo.

Esta edição do colóquio também vai contar com a apresentação da Exposição “História e Cultura da Alimentação Paraense: imagens, práticas e utensílios”, com curadoria do professor Miguel Picanço, a qual estará aberta para visitação, do dia 23 de setembro até 7 de outubro.

Como participar - Os discentes e os docentes interessados em participar como ouvintes devem realizar sua inscrição pela página da Alere, até o dia 10 de setembro, sendo necessário o pagamento de taxa no valor de R$10 para alunos de graduação, R$30 para alunos de pós-graduação e R$40 para profissionais.

O evento também receberá submissões de trabalhos, no formato de resumo, de estudantes de graduação e pós-graduação, e de profissionais. Os trabalhos serão aceitos até 5 de setembro e devem se relacionar com o tema “História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia”. A taxa para a apresentação varia de R$30 para estudantes de graduação, R$40 para estudantes de pós-graduação e R$50 para professores e demais profissionais. Os alunos que recebem auxílio podem participar de forma gratuita.

“Em todos os anos, o evento tem sido um sucesso de público e conexão entre os participantes. Como resultado, temos publicado e-book com trabalhos de pesquisadores do mundo todo, além de organização de dossiês, entre outros. A expectativa é que, este ano, não seja diferente. Esperamos o mesmo sucesso”, afirma a professora Sidiana Macêdo.

Grupo de Pesquisa Alere - O Grupo de Pesquisa sobre História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia foi fundado em 2016, sob a coordenação da professora Sidiana da Consolação Ferreira Macêdo. Surgiu pensando na necessidade de se desenvolver debates e discussões sobre a alimentação das pessoas que se encontram na Região Norte do Brasil.

Além do simpósio, o grupo também desenvolve sessões de estudo, projetos e pesquisas, mais a organização de revistas e dossiês voltados ao tema. Discentes de graduação e pós-graduação interessados na temática da alimentação estão convidados a participar do grupo.

VI Colóquio História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia

Data: 21, 22 e 23 de setembro

Inscrições realizadas na página da Alere

Prazo para ouvintes: até 10 de setembro