Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão realiza ciclo de oficinas voltado para a produção e divulgação científica
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão realiza ciclo de oficinas voltado para a produção e divulgação científica

  • Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 17h45

Amazônidas capa

O projeto de extensão Amazônidas, ligado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (Faenf/UFPA), vai realizar o I Ciclo de Oficinas de Tecnologia e Inovação nos meses de setembro e outubro. O objetivo da realização é compartilhar experiências sobre o uso de tecnologias midiáticas para a divulgação científica, para que esse conhecimento seja utilizado na produção de outros projetos.

O I Ciclo de Oficinas vai apresentar encontros sobre podcasts, videocast, mapas mentais, infográficos, edição de vídeo, cartão interativo, além de explorar o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e plataformas digitais para o desenvolvimento de atividades educacionais, gestão de mídias e divulgação científica. O desenvolvimento das atividades foi motivado a partir do desejo de partilhar com a comunidade acadêmica o conhecimento adquirido nos dois anos de produção dos podcasts educacionais “ENFCast” e “Pod-Dá-Lhe”.

“A realização do ciclo de oficinas oportuniza que experiências já aplicadas por meio da educomunicação possam ser multiplicadas para além dos envolvidos diretamente no projeto, pela iniciativa da socialização do conhecimento. No caso de pesquisadores, pretende-se ampliar o olhar para novas tipologias que promovam a divulgação de suas pesquisas e resultados de projetos de extensão e ensino de forma inovadora e acessível, trazendo à sociedade produtos técnicos criados pelos pesquisadores e fomentando desenvolvimento social, político e de ensino”, informa Nádile Juliane Costa, coordenadora do projeto Amazônidas.

De acordo com a professora, o letramento digital adquiriu uma maior importância com o passar dos anos, se tornando essencial para a continuidade de atuação de projetos, principalmente no contexto pandêmico de 2020. A partir deste cenário, o projeto Amazônidas busca oferecer a assistência, operacionalizando as atividades que possam auxiliar o desenvolvimento e a divulgação de produções científicas de maneira criativa.

A primeira oficina do ciclo vai abordar a produção de podcasts, de forma remota e gratuita. Os coordenadores vão desenvolver um passo a passo sobre como gravar, editar, disponibilizar o material nas plataformas de áudio e realizar a divulgação do podcast nas mídias sociais. Os interessados podem acompanhar a transmissão pelo canal do youtube do Projeto Amazônidas. As datas e informações de outros eventos do I Ciclo de Oficinas podem ser conferidas na página do Projeto Amazônidas.

Projeto Amazônidas - O Projeto realiza a produção dos podcasts “EnfCast” e “Pod-Dá-Lhe” há dois anos, tendo um alcance significativo na área de Enfermagem e saúde coletiva,com a presença de pesquisadores de todo o Brasil e apoio da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Pará. Os podcasts são realizados por discentes que integram o projeto, com a supervisão de uma equipe técnica e coordenação temática. Durante sua atuação, já foram abordados temas como educação em Enfermagem, Obstetrícia, imunização, Antropologia na saúde, Residência em saúde, pesquisas em população ribeirinha, entre outros.

“A experiência em desenvolver os podcasts é ímpar, principalmente para o protagonismo de discentes e o letramento digital de graduados envolvidos, incluindo discentes com vulnerabilidade social, que conseguiram um rendimento acadêmico, direcionando-os para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na produção de competências gerenciais, tecnológicas e de pesquisa. Além disso, foi possível desenvolver produções científicas em revistas qualificadas na área da Saúde e da Enfermagem em virtude da integração entre projetos de pesquisa e extensão da Coordenadoria”, afirma Nádile Costa.

Serviço:

I Ciclo de Oficinas de Tecnologia e Inovação

Oficina de Podcast

Data: 14 de setembro

Hora: das 16h às 18h

Transmissão no canal do youtube do Projeto Amazônidas.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página