Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe homenagem da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPA recebe homenagem da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

  • Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 08h15

 WhatsApp Image 2022 09 08 at 19.53.40

O novo presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinicius Soares, visitou a Reitoria da Universidade Federal do Pará na última sexta-feira (2 de setembro), para trazer a homenagem da ANPG ao reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, em reconhecimento à sua atuação em favor do desenvolvimento da Pós-Graduação, da Ciência e da Tecnologia no país. Um símbolo da homenagem foi entregue pessoalmente ao reitor por Vinicius Soares.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 19.54.19De acordo com Vinícius, a condecoração é uma forma da ANPG homenagear as pessoas que têm liderado o movimento nacional em favor da Ciência e do desenvolvimento do país. Neste contexto, a escolha do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, veio pela realização de diversas ações durante o período à frente da Federal paraense e da Andifes, que contribuíram para a melhoria da Educação, da Ciência e da Tecnologia, e da pós-graduação no Brasil. A visita também contou com a presença do estudante da UFPA e diretor de Cultura da Direção da União Nacional dos Estudantes, Tel Guajajara.

“Escolhemos homenageá-lo por ter sido, nos últimos tempos, um grande defensor da Ciência e Tecnologia, e da pós-graduação. Nos últimos anos, ele vem atuando muito nesta causa, inclusive com o estímulo à criação de programas de ação afirmativa também na pós, o que, pra gente, é muito valioso para a democratização da pós-graduação”, ressaltou Vinícius Soares.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 19.54.48O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a homenagem e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela ANPG. “A ANPG tem sido uma voz muito ativa na defesa da pós-graduação brasileira e na luta em favor do financiamento público da Ciência. Agradeço muito e fico honrado com esta homenagem, e a compartilho com a comunidade da Universidade Federal do Pará, que tem trabalhado intensamente para termos uma pós-graduação forte na Amazônia”. 

Plano Emergencial Anísio Teixeira – Por ocasião da visita, o presidente da ANPG apresentou o Plano Emergencial Anísio Teixeira, desenvolvido com o intuito de incentivar a formação, retenção e fixação de pesquisadores no Brasil. Sob o nome de Anísio Teixeira, que foi o primeiro presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação responsável pela maior parte dos investimentos na pós-graduação brasileira, o plano desenvolvido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos apresenta uma análise do atual cenário da Ciência brasileira, que tem sofrido com a perda de pesquisadores para outros países, em busca de um cenário mais favorável ao desenvolvimento da pesquisa no país. 

WhatsApp Image 2022 09 08 at 19.54.38No documento, são abordados temas como: a defasagem no valor das bolsas de pós-graduação, o impacto da pandemia na produção científica, a fuga de cérebros e as possíveis fontes de recursos para investimento na pós-graduação. “O plano também apresenta algumas medidas que achamos necessárias para a reconstrução do Brasil, a partir da valorização do jovem cientista e da Ciência”, lembrou Vinícius. De acordo com os dados, embora o número de programas de pós-graduação tenha crescido no Brasil, pós-graduandos de grande potencial ainda não têm conseguido se manter na universidade devido a dificuldades econômicas. 

“Este estudo da ANPG traz indicadores importantes da pós-graduação brasileira, como a acentuada desvalorização das bolsas de pós-graduação e a baixa taxa de pesquisadores doutores na população, inferior às de outras nações desenvolvidas e em desenvolvimento.  Portanto precisamos voltar a valorizar a formação de pesquisadores e aumentar a oferta de oportunidades, criando novos cursos e expandindo os existentes”, finalizou Emmanuel Tourinho.  

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página