Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan divulga a nova versão do Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h41

banner novaversao manual

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) publicou, no dia 2 de setembro, a nova versão do Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA. O documento apresenta as principais diretrizes, as orientações e os conceitos básicos sobre a aplicação da Gestão de Processos Organizacionais na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Esta nova versão é resultado do amadurecimento da implementação institucional da Gestão de Processos Organizacionais, a partir da criação, em 2017, da Coordenadoria de Gestão de Processos, vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica (DIGEST/Proplan). Para a atualização do documento, foi realizada a revisão de todo o conteúdo, adotou-se uma linguagem mais direta e simplificada, além de os capítulos e os tópicos terem sido reorganizados.

POP modelo - Além da nova versão do Manual de Gestão de Processos, foi publicada também a nova versão do Procedimento Operacional Padrão Modelo (POP Modelo), um documento editável que apresenta todos os campos que precisam ser preenchidos para a elaboração de um POP de um processo organizacional mapeado. Este novo modelo foi atualizado visando simplificar o preenchimento dos POPs, que agora têm fácil preenchimento, mantendo os campos essenciais para a caracterização adequada do processo organizacional mapeado.

modelodepop atualizado“O principal objetivo de disponibilizarmos este novo modelo de POP é facilitar o desenvolvimento de iniciativas de mapeamento de processos, mantendo apenas os campos mais relevantes para o entendimento do processo. Mas apenas os novos processos organizacionais que forem mapeados deverão utilizar o novo modelo de POP. Os processos que tiverem seus mapeamentos apenas atualizados poderão opcionalmente adotar o modelo antigo ou o modelo novo”, explica o coordenador de Gestão de Processos da Proplan, Thiago Gonçalves.

Gestão de Processos Organizacionais na UFPA - A UFPA utiliza a Gestão de Processos Organizacionais por ser uma ferramenta de gestão que visa promover uma maior padronização, organização, redução de ineficiências e melhoria dos resultados gerados pelas atividades administrativas contínuas. A adoção dessa metodologia contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI 2016-2025, especialmente o de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”.

A metodologia de Gestão de Processos adotada atualmente pela UFPA foi lançada em abril de 2019, e, em 2020, foi lançado o Portal de Gestão de Processos da UFPA. Desde então, a Universidade promove os Ciclos de Mapeamento de Processos Organizacionais (Cimapros), sob a coordenação da Diretoria de Gestão estratégica (Digest/Proplan), que direciona esforços visando ao mapeamento e à melhoria de processos organizacionais prioritários da Instituição.

Para visualizar e baixar os processos organizacionais já mapeados e as versões atualizadas do Manual de Gestão de Processos Organizacionais e do POP Modelo, acesse o Portal de Gestão de Processos da UFPA.

Texto e arte: Divulgação Proplan/UFPA