Página inicial > Ultimas Notícias > Atividade na UFPA promove a limpeza dos rios em alusão ao Dia Mundial da Limpeza

• Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 13h55

Dia da Limpeza

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day 2022), no próximo sábado,  a partir das 8h, será realizada a ação  “Limpando os rios da Cidade” dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA), às margens do rio Tucunduba. A atividade tem como objetivo a valorização e restauração dos rios urbanos, em especial o que recorta a Cidade Universitária, demonstrando que as práticas sustentáveis locais impactam o planeta de forma positiva. O evento é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser realizadas aqui.

O “Limpando os rios da Cidade” é um evento participativo e colaborativo que busca incentivar a participação da comunidade nessas ações de transformação e regeneração dos rios, além de divulgar mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (Lapmar/UFPA) e pelo Instituto Meros do Brasil, ambos responsáveis pela organização da atividade.

“Esta atividade de educação ambiental é uma forma de demonstrar que todos somos responsáveis pela recuperação dos nossos rios, praias, manguezais e oceanos, e que a restauração desses habitats é essencial para mantermos um ecossistema em equilíbrio. Esta também é uma ação no contexto da ‘Década da Ciência Oceânica’ e da ‘Década da Restauração dos Ecossistemas’, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, lembra a diretora da Faculdade de Oceanografia, Sury Monteiro.

O número de vagas disponibilizado para a participação do público é limitado e as inscrições podem ser realizadas aqui. O encontro com a equipe de organização será próximo à foz do rio Tucunduba, no espaço do Complexo Recreativo Vadião.

Limpando os rios da Cidade - Há cerca de 5 anos, o Lapmar tem promovido estudos no rio Tucunduba sobre a quantificação de resíduos sólidos transportados, o mapeamento de resíduos acumulados nas margens e a instalação de uma ecobarreira. Por este motivo, as ações de limpeza, como a que será realizada no próximo dia 17 de setembro, passaram a ser realizadas continuamente. Em 2021, somente a ação “Desplastificando rios urbanos” registrou a retirada de mais de meia tonelada de lixo das margens do rio Tucunduba.

“Desde o ano passado, iniciamos uma ação contínua, que ocorreu mensalmente, para o monitoramento da acumulação de resíduos nas margens do Tucunduba. Essa iniciativa faz parte do projeto chamado ‘Resíduos sólidos em rios, praias e manguezais da costa paraense’, que acompanha o acúmulo de resíduos nesses ambientes e quais são os seus impactos”, comenta Sury Monteiro.

Limpando os Rios da Cidade

Data: 17 de setembro de 2022

Horário: das 8 às 12h da manhã. A ação de limpeza ocorrerá durante a maré baixa, às 10:20h.

Local de encontro:  Foz do rio Tucunduba, no espaço do Complexo Recreativo Vadião.

Saiba mais sobre o Lapmar e o Meros do Brasil

Texto: Divulgação