Evento promove a troca de conhecimento entre pesquisadores da Rede Pan-Amazônica para a Formação e o Ensino de História
A Universidade Federal do Pará foi a instituição escolhida para sediar o I Congresso da Rede Amazônica para Formação e Ensino de História (REPAMFEH), que ocorrerá em Belém, entre os dias 26 e 28 de outubro, no formato presencial. As inscrições para participação no evento estão abertas e podem ser feitas no site.
A Red Panamazónica para la Formación y enseñanza de la historia (REPAMFEH) é um coletivo formado por professores/as e pesquisadores/as dos países amazônicos que têm como finalidade reunir e articular professores, professoras, pesquisadoras e pesquisadores envolvidos com ensino ou pesquisa sobre a formação e o ensino de História e temas correlatos como aprendizagem histórica, livro didático, formação docente, cultura escolar, didática da história, memória e tempo presente, saber histórico escolar, história ensinada e saberes docentes no âmbito dos países amazônicos.
Criada em 2020, mas formalizada apenas no início de 2022, a Rede tem o intuito de fomentar o diálogo de pesquisadores do Brasil, da Bolívia, do Peru, do Equador, da Colômbia, da Venezuela, da Guiana, do Suriname e da Guiana Francesa. Na UFPA, a criação foi liderada pelo professor doutor Erinaldo Cavalcanti, docente da Faculdade de História, coordenador do Grupo de Pesquisa iTemnpo/CNPq/UFPA e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA).
“Agora que está formalizada, a Rede realizará o primeiro congresso presencial em Belém, cuja organização conta com o apoio da Fapespa, da UFPA, do IFCH, do iTemnpo/UNIFESSPA, do GERA e do PPGHISt/UFPA, além de uma equipe de estudantes e docentes da UFPA,” informa o professor Erinaldo Cavalcanti, coordenador geral do evento.
Programação – O evento terá duas conferências, seis mesas e um grupo de trabalho (GT). A conferência Formación y enseñanza de la historia en perspectiva panamazónica: retos para la construcción de una agenda común , proferida pela professora Sandra Rodríguez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia), dará início à programação do congresso, que conta com seis mesas de debates, lançamento de livros e apresentação de grupos de trabalho.
Estudantes da UFPA podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 21 de outubro, para participarem como ouvintes. Já o público externo interessado, como profissionais da educação, também podem participar, desde que inscritos na categoria de ouvinte geral ou apresentador de trabalho. Todas as demais informações sobre o evento e inscrições podem ser obtidas aqui.
Pesquisadores - Cinco instituições de ensino superior do Pará (UFPA, Unifesspa, Ufopa, UEPA e IFPA) e seis outras localizadas nos demais estados da Amazônia brasileira (Unifap, UFMA, UFAC, UFRR, UFMT e IFAM) estarão presentes ao congresso. O evento também terá a participação de pesquisadores de instituições internacionais localizadas nos demais países amazônicos, como a Universidad Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia); Pontificia Universidad Católica (PUCP-Peru); Univ. Católica Andrés Bello (UCAB-Venezuela); Univ. Pedagógica Experimental Libertador – (UPEL, Venezuela); Universidad Mayor de San Andrés (UMSA-Bolívia); Universidad del Valle, Calli-Colômbia e Universidad Nacional de Educación (UNAE, Equador).
Texto: Assessoria IFCH/UFPA
Redes Sociais