Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Ciência na Ilha está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos até o dia 4 de novembro

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 09h00

Ciência na Ilha 2022

Já imaginou o que o conhecimento científico, produzido de maneira inclusiva, pode proporcionar a crianças e a adolescentes ribeirinhos? O Projeto Ciência na Ilha da UFPA contribui para que essa realidade se torne possível. Na sua 15° edição, o projeto abre espaço para que pesquisadores e estudantes, da educação básica ao ensino superior, possam submeter propostas de atividades e trabalhos que conversem com temas cientificamente relevantes às comunidades ribeirinhas, até o dia 4 de novembro, por meio deste formulário eletrônico

Este ano, o evento retorna ao formato presencial e será realizado nas escolas EEEFM Marta da Conceição e UP Faveira (Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira), localizadas na Ilha de Cotijuba, nos dias 1° e 2 de dezembro. A iniciativa pretende reunir oficinas, exposições temáticas e/ou trabalhos de Iniciação Científica infantojuvenil que serão apresentados à comunidade local. As atividades e os trabalhos submetidos devem incluir criatividade, ludicidade e interatividade.

Segundo o professor Jesus Brabo, coordenador do “Ciência na Ilha'', uma das funções da universidade é promover a extensão de seus projetos e programas, com a finalidade que atendam e beneficiem a sociedade. “O projeto cumpre esse papel fazendo divulgação científica em comunidades que historicamente têm pouco acesso a esse tipo de ação. Por outro lado, os pesquisadores e os estudantes universitários têm a chance de manter contato com comunidades e ambientes amazônicos, conhecer a realidade dessas localidades e, assim, pensar em soluções para problemas vivenciados ou relatados”, afirma o professor.

Como participar - Grupos de estudantes e professores de escolas da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, membros de projetos de extensão universitária e ONGs podem enviar propostas que serão aceitas em formato de oficinas, exposições, projetos de Iniciação Científica Júnior e atividades que envolvam animação no palco, no teatro, na contação de história ao ar livre, entre outros. Caberá à comissão organizadora do “Ciência na Ilha” selecionar as propostas que vão compor a programação. O resultado será divulgado até o dia 11 de novembro, por meio dos e-mails dos participantes selecionados. Detalhes sobre os tipos de atividades aceitas, certificação, transporte e programação estão disponíveis no site do evento. Outras informações ou dúvidas podem ser adquiridas pelo e-mail do professor Jesus Brabo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Ciência na Ilha 2022

Data: 1° e 2 de dezembro de 2022.

Inscrições: Acesse aqui

Prazo para submissão: 4 de novembro de 2022.

Para saber mais, acompanhe o site do projeto.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Foto; Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA