Página inicial > Ultimas Notícias > Edição n.164 do Jornal Beira do Rio está no ar!

Edição n.164 do Jornal Beira do Rio está no ar!

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 16h51

Beira do Rio 164 portal

A nova edição do Jornal Beira do Rio está disponível, e a capa destaca a presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río. Em entrevista, ela fala sobre o centenário de Saramago, sobre a celebração organizada para o escritor pela UFPA e sobre a vida compartilhada com ele, enquanto eram casados. A edição de número 164 contém outras seis reportagens, um artigo de opinião e uma resenha, que abordam temas como esporte, cultura, Amazônia, educação inovadora, tecnologia e saberes populares.

O mês de novembro começa com o Dia de Finados, e o Beira traz uma matéria que apresenta um ritual festivo de Iluminação dos Mortos realizado em Curuçá (PA). A etnocenóloga de ritos fúnebres Valéria Fernanda Sales explicou os elementos que compõem essa festividade, durante a qual as pessoas celebram e homenageiam a memória dos entes queridos.

Ainda em novembro, mas no final do mês, começa a Copa do Mundo e nós trouxemos uma reportagem sobre futebol para você entrar no clima. O jornalista André Laurent investigou se o financiamento público do futebol paraense contribui para o desenvolvimento do esporte local. Resultado indica um cenário mais problemático que a derrota do Brasil, por 7x1, para a Alemanha, em 2014.

A capa do jornal também destaca uma matéria sobre a influência da malha rodoviária no desmatamento da Amazônia. A pesquisadora Patrícia Bittencourt Tavares das Neves utilizou um modelo de inteligência artificial para realizar previsões de desmatamento no Pará.

Nesta edição, o artigo é de autoria da professora Celma Chaves Pont Vidal, que comemora o centenário do engenheiro e arquiteto Camillo Porto, um dos maiores representantes da arquitetura moderna em Belém. A professora fala sobre o legado de Camillo e sobre a necessidade de conservação das obras, pois várias foram demolidas ou modificadas. Na seção resenha, o Beira apresenta o livro “Contículos”, que reúne vários contos escritos pelo ator, diretor e teatrólogo Cláudio de Souza Barradas.

O Jornal Beira do Rio está disponível no site beiradorio.ufpa.br e em versão impressa, que é distribuída para a Biblioteca Central da UFPA, o Restaurante Universitário e para os institutos da UFPA. Além disso, você também pode conferir matérias produzidas exclusivamente para o site do Beira.

Serviço – O Jornal Beira do Rio é um veículo de divulgação científica produzido na Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.

Direção: Suzana Cunha Lopes
Edição: Rosyane Rodrigues
Projeto gráfico e diagramação: Rafaela André
Fotografia: Alexandre de Moraes