Página inicial > Ultimas Notícias > 1ª Feira de Livreiros e Escritores Independentes da UFPA proporciona a visibilidade para pequenos comerciantes do mercado literário local

• Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 09h05

Portal 2022 11

Durante esta semana, ocorre a primeira “Feira de Livreiros e Escritores Independentes'' da UFPA. A ação acontece até esta quinta, 15 de setembro, das 9h às 17h, no Complexo do Vadião no Campus Guamá, e pretende dar visibilidade a pequenos negócios de escritores e livreiros locais. Ao todo, dez expositores estão disponíveis no espaço, dividido em estandes de editoras e sebos. O evento faz parte da programação do I Encontro de Livreiros e Escritores Independentes em Belém, de 10 a 17 de setembro, e recebe o incentivo do Projeto “Mão&Obra”, com o intuito de apoiar a escrita literária a partir de diversas atividades. A feira também conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

14.09.2022 Feira de livreiros Foto Alexandre de Moraes 44A feira concentra estandes de vários segmentos da literatura, com destaque para livreiros e escritores iniciantes que possam expor seus trabalhos, mas também ampliar os seus conhecimentos no mercado, por meio de contatos com outras pessoas que estão frequentando o evento, sejam elas artistas, gráficos, editores e/ou outros. Entre os expositores do evento, estão os sebos Luanda e Maria Clara, Frida, Galeria, Lima Barreto, Sinhá Pureza, Anderson Livros e Sol Store Cia do Livro. E as editoras Letras Periféricas, Elefante Branco e Gato Ed. e Editora ¼.

Segundo a professora Évora Borges, uma das organizadoras da feira, abrir um espaço dentro da Universidade para esses livreiros e escritores iniciantes e, acima de tudo independentes é um feito inédito. “Muitos deles mesmos relatam em seus depoimentos que é a primeira vez que estão tendo a oportunidade de participar de um evento dentro da universidade, não só como expositores de seus trabalhos, mas também como participantes das atividades que estão inclusas na programação, como as rodas culturais e oficinas”.

14.09.2022 Feira de livreiros Foto Alexandre de Moraes 42Outro fator importante é o envolvimento da comunidade acadêmica como principal incentivadora da ação, por meio da visitação ao espaço, da compra de livros e da participação nas oficinas disponíveis no local, como as de encadernação, produção de livros artesanais, autopublicação digital, contação de histórias, mediação de leitura e ilustração literária. “As pessoas que estão visitando a feira encontram esses pequenos livreiros, que são comerciantes de livros que estão nos bairros, na periferia, ou seja, são pessoas que têm o papel de fazer o livro circular fora dos espaços mais centrais e tradicionais”, afirma o professor Thomas Fairchild, coordenador do Projeto Mão&Obra e organizador do encontro.

Livreiros e escritores independentes - O incentivo proporcionado pelo projeto contrapõe-se à negação de oportunidades à qual muitos desses pequenos livreiros e escritores são submetidos, uma vez que o evento permite que possam expor e lançar seus trabalhos.

14.09.2022 Feira de livreiros Foto Alexandre de Moraes 46Preto Michel é escritor e responsável pela Editora Letras Periféricas, que está com um estande no evento. Ele alega que, para os “gestores independentes" de livrarias, é essencial que um projeto como este ajude na divulgação de seus trabalhos. “A gente espera que mais eventos com esse formato possam se expandir de fato, uma vez que o autor independente precisa vender seus livros, pois é por meio da venda desses livros que ele mantém as suas outras correrias”.

1ª Feira de Livreiros e Escritores Independentes da UFPA

13 a 15 de setembro de 2022

Local: Complexo do Vadião - Campus Guamá

Entrada franca.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA