Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pós-Graduação da UFPA tem o melhor desempenho de sua história na Avaliação da CAPES: 53 cursos de 35 programas subiram de nota
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação da UFPA tem o melhor desempenho de sua história na Avaliação da CAPES: 53 cursos de 35 programas subiram de nota

  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 09h55

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 109 Capa Portal

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou a divulgação do resultado da Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas que compõem o Sistema Nacional de Pós-Graduação. Os resultados da Universidade Federal do Pará (UFPA) mostram o aumento do conceito de 53 cursos de mestrado e doutorado, em 35 programas de pós-graduação (PPGs), abrangendo diversas áreas de conhecimento. Os dados institucionais foram apresentados pela gestão superior da Universidade nesta quarta-feira, 14 de setembro, em sessão no auditório do Capacit, com a presença de coordenadores, docentes, técnicos e discentes da pós-graduação, além de gestores da Instituição.

Ao todo, 100 PPGs da UFPA, com 94 mestrados e 47 doutorados, passaram pelo processo de avaliação no período 2017 a 2020. A escala de avaliação dos programas vai de 1 a 7, sendo 3 a nota mínima para a habilitação do programa e 5 a nota máxima para programas que têm apenas o mestrado. Programas com doutorado que apresentem forte inserção internacional podem também alcançar as notas 6 e 7. Entre os 35 PPGs que subiram de conceito, 12 programas avançaram da nota 3 para 4, passando a habilitar-se para pleitear o doutorado; 19 programas subiram de 4 para 5; 2 programas subiram de 5 para 6: o de  Física (PPGF), do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e o de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); e 2 programas alcançaram a nota máxima, 7: o de Geologia e Geoquímica, do Instituto de Geociências (IG), e o de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) (confira o infográfico abaixo).

Infografico Avaliacao Capes v4

O aumento dos conceitos nessa avaliação superou o resultado do período quadrienal anterior (2013-2016), em que 29 cursos de 18 PPGs da UFPA subiram de conceito. Outros 11 programas passaram pela primeira avaliação, obtendo a nota 3 para mestrados e 4 para doutorados. Mais 43 programas mantiveram a nota já obtida na avaliação anterior. Como a avaliação é sempre comparativa e leva em conta o avanço em cada área de conhecimento, os programas que mantiveram a nota são também programas que apresentaram melhores resultados, acompanhando o avanço em suas respectivas áreas. Oito programas (um deles com quatro polos) tiveram o conceito reduzido, mas poderão ainda apresentar recurso para revisão da avaliação. Além dos 100 PPGs avaliados, a UFPA possui mais dois programas criados em 2021, que só serão avaliados na próxima quadrienal.

Celebração coletiva - Na sessão de anúncio dos resultados da avaliação dos programas da UFPA, ocorrida nesta quarta-feira, 14 de setembro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Iracilda Sampaio, apresentou os dados institucionais com grande entusiasmo: “Em que pesem as dificuldades em todo esse período de avaliação, obtivemos um resultado extraordinário. Estamos muito felizes e emocionados”, celebrou, agradecendo aos coordenadores, secretários, docentes e discentes dos PPGs, assim como à gestão superior da UFPA.

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 22 PortalA pró-reitora fez também um agradecimento especial ao reitor Emmanuel Zagury Tourinho, que a antecedeu por oito anos à frente da Propesp, implementando programas importantes que permanecem em funcionamento e cujos frutos continuam sendo colhidos, como o Programa de Acompanhamento Institucional dos Programas de Pós-Graduação e o Programa de Apoio à Produção Qualificada (PAPQ).

Iracilda Sampaio prospectou ainda como próximo passo a submissão, até janeiro de 2023, de propostas de doutorado pelos 12 programas que subiram da nota 3 para 4. A  meta é que, em dois ou três anos, a UFPA passe dos 48 doutorados atuais para 62, considerando, também, a possibilidade de aprovação de mais 2 doutorados que já estão com projetos em andamento para serem submetidos neste semestre.

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 50 PortalO diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Vallinoto, disse que os resultados geram imensa felicidade na equipe da diretoria e em toda a comunidade acadêmica. Citou a importância dos trabalhos das equipes atuais e anteriores de todas as diretorias da Propesp que também estão envolvidas com o desenvolvimento da pesquisa, o acompanhamento dos programas e as políticas de capacitação da Instituição.

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 58 PortalDois coordenadores de PPGs também compuseram a mesa da sessão representando a comunidade dos programas. A professora Eugênia Cabral, coordenadora do PPG em Ciência Política (PPGCP), destacou que as dificuldades impostas pela pandemia não impediram a Universidade e o programa que coordena de alcançarem excelentes resultados. O PPGCP oferta o único mestrado na área na Amazônia brasileira e aumentou seu conceito de 3 para 4 na nova avaliação, podendo pleitear o doutorado, que, ao ser aprovado, será inédito e de grande importância para a região.

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 85 PortalJá o professor Luís Carlos Bassalo Crispino, coordenador do PPG em Física (PPGF), falou da sua grande satisfação com o aumento da nota do PPGF de 5 para 6 e com o resultado geral da UFPA: “As palavras hoje são agradecimento e responsabilidade. Todos estão de parabéns. É uma conquista extraordinária. Passamos por um momento muito duro e conseguimos estes resultados com muito trabalho e como consequência de um planejamento estratégico da administração superior. Estou muito orgulhoso da nossa instituição”.

Colheita de bons resultados - O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, iniciou seu discurso agradecendo a toda a comunidade dos programas de pós-graduação da Instituição o resultado significativo da Avaliação Quadrienal da Capes. “Pensamos este evento, primeiro, como uma oportunidade de agradecimento às coordenações, aos docentes, aos técnicos e às técnicas, e aos discentes dos PPGs. Temos uma conquista coletiva, resultado do trabalho de muitas pessoas, um trabalho perseverante. Vivemos, nos últimos anos, um dos períodos mais difíceis para as nossas instituições, não apenas com a pandemia, mas também com ataques à ciência e às universidades públicas, além dos  cortes orçamentários severos, e estamos aqui, mostrando que produzimos ciência de qualidade”, celebrou.

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 102 PortalO reitor parabenizou o trabalho desenvolvido pela professora Iracilda Sampaio e sua equipe na Propesp e reconheceu a contribuição de professores e técnicos e técnicas que estiveram à frente de diretorias da Propesp no quadriênio da avaliação. 

Emmanuel Tourinho também destacou o momento de protagonismo da UFPA não só como a maior instituição do Norte e da Amazônia, como é frequentemente referida, mas também como uma das maiores e melhores universidades brasileiras, sendo a sexta instituição no país com maior número de PPGs: “O que nos falta é o apoio adequado. Não é possível fazer ciência e pós-graduação sem investimento. Comparativamente com instituições de outras regiões e de outros países, fazemos muito mais com os recursos  que recebemos. Trabalhamos todos esses anos com a determinação de  não apenas sobreviver à crise, mas também continuar avançando. Assim, aumentamos, com recursos do orçamento da UFPA, os investimentos no ensino, na pesquisa e na extensão, que são as atividades finalísticas da universidade. Apesar de termos menos recursos, quase dobramos os investimentos na pós-graduação e criamos programas novos para o apoio aos grupos de pesquisa. Hoje, estamos colhendo os frutos desse esforço. Temos que ter muito orgulho do que estamos construindo. Somos os maiores produtores de conhecimento da e na Amazônia, região que é do interesse de todo o país e do mundo”.

14.09.2022 Anuncio de resultados CAPES Foto Alexandre de Moraes 109 PortalO reitor considerou bastante positivo o resultado da avaliação do conjunto dos PPGs da UFPA. Ressaltou que, somando os programas que aumentaram de nota, os que receberam a primeira avaliação e os que se mantiveram com a mesma nota do período anterior, são cerca de 90% de PPGs que melhoraram seu desempenho, já que, até para se manterem nas mesmas notas, os PPGs precisam crescer para acompanhar o desenvolvimento das suas áreas. Do contrário, seus conceitos teriam sido rebaixados.

Por fim, Emmanuel Tourinho anunciou que cada um dos 35 programas que subiram seus conceitos receberá, como incentivo e reconhecimento pelo excelente trabalho realizado, uma vaga de professor visitante, o que foi celebrado por todos os presentes.

Pós-graduação na UFPA - A história da pós-graduação foi iniciada em 1973, com a criação do Curso de Mestrado e Doutorado em Geofísica. Atualmente, a UFPA possui 102 programas de pós-graduação, que ofertam 144 cursos, sendo 96 mestrados (65 acadêmicos e 31 profissionais) e 48 doutorados (47 acadêmicos e 1 profissional), com mais de 8 mil alunos matriculados. Com sede nos campi da UFPA em outros municípios além de Belém, são 21 cursos, sendo 17 mestrados e 4 doutorados, que subiram ou se mantiveram no conceito nesta última avaliação.

Mensagem - Assista à mensagem do reitor Emmanuel Zagury Tourinho para a comunidade acadêmica da UFPA sobre a avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA
Arte gráfica: Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página