Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Servidores estudantes receberam este mês o auxílio concedido pelo Proquali
Início do conteúdo da página

Servidores estudantes receberam este mês o auxílio concedido pelo Proquali

  • Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 12h16

PROQUALI ufpa ultima

Servidores receberam o auxílio do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali) neste mês. Após conclusão de todo o processo previsto no edital, que durou cerca de três meses, 127 servidores técnico-administrativos foram beneficiados com o valor estipulado como incentivo e apoio para a aquisição de materiais úteis aos estudos. Do total de contemplados, cinco cursam graduação, 70 cursam o mestrado e 30 o doutorado. Já no que tange aos docentes, foram atendidos 34 que se encontram em fase de obtenção de seu doutoramento.

Alguns dos servidores beneficiados nesta edição destacam a importância do programa. “O Proquali não só viabiliza as atividades de estudo e pesquisa dos servidores no âmbito da qualificação, mas também, sobretudo, traduz a iniciativa de fomento ao conhecimento científico e de retorno de serviços com mais qualidade à sociedade e à comunidade acadêmica", destacou Raimundo Carvalho, doutorando em Geografia e docente do Campus de Ananindeua. “O recurso vai ajudar a adquirir equipamentos para realizar a parte final da minha dissertação, que, muito provavelmente, envolverá trabalho de campo. Para mim, esta concessão sinaliza que a instituição está reconhecendo o esforço dos servidores que estão nessa difícil tarefa de conciliar estudo e atuação profissional na universidade", disse Rafael Ferreira, mestrando em Gestão Pública e servidor técnico-administrativo da UFPA. 

O programa - O Proquali foi criado em 2020 pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), a fim de atender ao objetivo estratégico “Valorizar servidores com foco em resultados”. O edital prevê a concessão de auxílio financeiro, pago em parcela única, aos servidores estudantes de graduação e pós-graduação para a aquisição de materiais que se façam úteis durante os estudos.

O processo é regido por edital, com critérios específicos de eliminação e classificação que consideram qualificação, produções científicas e participação em eventos profissionais e acadêmicos. A lista completa dos servidores que foram beneficiados na edição de 2022 pode ser conferida na página do programa. 

A diretora de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit/Progep), Gisele Marques, comenta os últimos resultados alcançados: “Esta é a segunda edição do programa, que, ao total, já beneficiou mais de 180 servidores.”. 

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, destaca: “Um dos mais importantes pilares da política de gestão de pessoas é a realização de ações para o desenvolvimento permanente dos nossos servidores em nível de educação formal e de capacitação profissional, para os quais a gestão atual tem dado especial atenção. Cabe destacar que, para que essas ações sejam implementadas, há uma união de esforços. No caso do Proquali, contamos com a parceria da Propesp, que, junto conosco, compreende este como mais um investimento que permite que a UFPA continue a alcançar índices de qualidade e excelência administrativos e acadêmicos excepcionais”. 

Texto e imagem: Divulgação Progep UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página