Página inicial > Ultimas Notícias > Parfor UFPA aprova 415 professores da educação básica em cursos em 10 municípios

• Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 21h46

Parfor 2022 Resultado Aprovados Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta sexta-feira, 16 de setembro, a relação de professores aprovados nos cursos ofertados pela instituição por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo, 415 professores no exercício da docência na rede pública de educação básica ingressarão em 11 novas turmas em 10 municípios paraenses.

A previsão para início das aulas é o primeiro período intervalar de 2023 no mês de janeiro, porém, a partir do final de setembro de 2022, diversas ações serão estruturadas nos munícipios, dentre elas o processo de habilitação dos candidatos, aulas inaugurais e orientação acadêmica.

Foram ofertadas 440 vagas, às quais concorreram 721 inscritos. As turmas são dos cursos de Artes Visuais, em Baião e Santarém; Educação Física, em Santa Maria do Pará; Letras Libras, em Jacundá e Pacajá; Letras Português, em Maracanã; Matemática, em Gurupá; e Pedagogia, em Gurupá, Marapanim, Porto de Moz e Viseu.

Os aprovados já podem consultar o edital de habilitação ao vínculo institucional no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da UFPA. O processo de habilitação já inicia a partir das 9h deste sábado, 17 de setembro, com a etapa de preenchimento de dados e documentos no Cadastro Online de Calouros (COC). O sistema ficará aberto até as 18h do dia 25 de setembro de 2022. A segunda etapa da habilitação consiste na verificação presencial dos documentos, em que os aprovados devem apresentar os documentos obrigatórios originais e cópias nos dias, horários e locais informados no Anexo I do Edital de Habilitação.

O processo de seleção dos cursos e das turmas pela Capes foi regido pelo Edital 08/2022, assim como os procedimentos de pré-inscrição dos professores candidatos e de homologação das inscrições pelas Secretarias Municipais de Educação. A UFPA solicitou a oferta de 17 turmas, das quais 11 foram aprovadas para abertura imediata conforme a demanda.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, ressaltou a importância do Programa: “Alcançamos um ótimo resultado com a aprovação de 11 turmas para oferta pelo Parfor 2022, um Programa que tem desempenhado um papel fundamental na qualificação do ensino básico no estado do Pará, ao promover a formação dos professores que já atuam na rede pública”.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marília Ferreira, “As novas turmas do Parfor na UFPA são de grande importância. Certamente atenderão aqueles(as) que estão em exercício docente com crianças, sem ter titulação universitária. Trata-se de um investimento necessário para cuidar de gerações, preparando, por meio da educação, crianças e jovens amazônidas para lidar com inúmeros desafios que enfrentam diariamente”.

Já o professor Marcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA, destacou que “nessa retomada do Parfor no edital 2022/2023, a UFPA oferta pela primeira vez o curso de Letras Libras, além de intensificar a importância dos cursos de Artes, sem deixar de ofertar tradicionais demandas da Educação Básica no estado do Pará. Devemos lembrar aos municípios que tornem possível a habilitação desses professores para que todos entrem na universidade. Para 2023, ainda esperamos ter mais 19 turmas, vindas do mesmo edital”.

Em todo o Brasil, o Parfor ofertou 6 mil vagas em 2022, e mais 6 mil para 2023, sendo 3.200 na Região Norte nestes dois anos. Desde sua criação em 2009, o Parfor já formou cerca de 60 mil professores de 3.300 municípios. Mais de 100 Instituições de Ensino Superior participam do programa e já ofertaram mais de 3 mil turmas. Para mais detalhes do processo em 2022, acesse o Edital 008/2022. Outras informações, na página do Parfor.

Resultado do Parfor UFPA 2022
Lista dos aprovados
Edital de Habilitação ao Vínculo Institucional
1a Etapa (on-line): das 9h do dia 17/09 às 18h do dia 25/09, via Sistema de Cadastro Online de Calouros (COC).
2a Etapa (presencial): nos dias, horários e locais indicados no Anexo I do Edital de Habilitação.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA