Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba promove Feira Agrocultural no I Colóquio sobre Museus e Patrimônios Étnico-Culturais

• Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 13h51

Portal 2022 18

O Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba promove, nos dias 22 e 23 de setembro, a “Feira Agrocultural”, no Espaço Ubuntu e no Espaço Toca Tocantins. A exposição faz parte da programação do I Colóquio sobre Museus e Patrimônios Étnico-Culturais do Baixo Tocantins.

A Feira Agrocultural está ligada ao Projeto de Extensão “Intercâmbio de Saberes, Sabores, Aromas e Fazeres: Implantação da Feira da Agricultura Familiar no Campus de Abaetetuba /UFPA”, coordenado pela professora Joseline Trindade, da Faculdade de Educação do Campo (Fadecam). Para a docente, a feira busca o “fortalecimento da cooperação entre os agricultores locais e a universidade, procurando a valorização dos agricultores e agricultoras locais, além da implantação de um espaço em que agricultores possam trazer seus produtos e artesanatos, e comercializá-los na região do Baixo Tocantins”.

No dia 22 de setembro, a feira conta com as rodas de conversa “Saberes, Sabores, Aromas e Fazeres de Mulheres Agricultoras do Baixo Tocantins” e “Balaio de Sementes: Compartilhamento de sementes crioulas”; degustação de alimentos e sucos típicos da região; venda de produtos da agricultura familiar; banho de cheiro para espantar a panema; roda de carimbó com o Grupo Maré Lançante, além da presença da Matinta (artista Áurea Santana).

No dia 23, a programação vai continuar com a exposição de produtos e artesanatos.

Associações - A Feira da Agricultura Familiar também conta com a participação da Associação de Mulheres Quilombolas Raízes do Bacuri, do Grupo de Mulheres Artesãs Quilombolas de Genipaúba – Abaetetuba, do Grupo de Mulheres de Arapapuzinho, do Grupo de Mulheres de Tauerá-Açu, das concheiras de Palmar (ilhas de Abaetetuba), das mulheres coletoras de caramujo de Guajará de Beja e das fazedeiras de cuia do rio Quianduba.

O projeto de extensão que promove a Feira da Agricultura Familiar vai ser realizado uma vez por mês, no Campus Universitário de Abaetetuba.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba