Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa da UFPA inscreve para ciclo de debates sobre a história da saúde e doenças
Início do conteúdo da página

Grupo de Pesquisa da UFPA inscreve para ciclo de debates sobre a história da saúde e doenças

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 12h13

debdoe

Em sua 3ª edição, o evento “Debatendo a história da saúde e doenças”, organizado pelo Grupo de Pesquisa de História das Práticas da Saúde e Doenças, vai ampliar as perspectivas históricas sobre os estudos e as pesquisas na área da saúde, a partir das dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais, por meio de ciclos de debates. As palestras idealizadas pelo grupo ocorrerão às quintas-feiras, divididas entre o mês de outubro e novembro, com transmissão pelo YouTube, sempre às 19h. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro, neste site

A ideia da organização do ciclo de debates é permitir a formação de um ambiente composto por diversos pesquisadores de diferentes áreas, para que, juntos, possam refletir sobre assuntos como ciência, corpo, saúde, alimentação, doenças e morte, além de analisar como essas temáticas foram pensadas e aplicadas em diversas temporalidades e espaços. 

A professora Elane Gomes, uma das coordenadoras do grupo, garante que é preciso “repensar o conceito de saúde e doença ao longo do tempo”, uma vez que há múltiplos grupos sociais no país, da mesma forma que é necessário “identificar as temáticas que estão diretamente interligadas aos aspectos políticos, econômicos e culturais de uma sociedade”. Ela aponta a importância de “ampliar as discussões sobre a história da saúde e doenças em distintos níveis de ensino e diálogo, com o intuito de divulgar o conhecimento científico”.

Grupo de Pesquisa de História das Práticas da Saúde e Doenças - O grupo surgiu em 2020 e integra pesquisadores das cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). A equipe de coordenação é formada pelas professoras Elane Gomes, Ana Karine Martins Garcia e Sara Suliman. Tal como a proposta do ciclo de debates, que é proporcionar um ambiente diversificado aos participantes, o grupo compartilha o mesmo princípio ao integrar graduandos, graduados, mestres e doutores de diferentes áreas: história, arquitetura, biologia, enfermagem, psicologia, antropologia, sociologia, medicina veterinária e pedagogia.

Programação - O ciclo ocorrerá nos dias 6 e 20 de outubro e 17 e 24 de novembro, sempre às quintas-feiras. Nas discussões, serão abordados temas como a história da loucura, com o professor André Mota; a maternidade no século XX, com a professora Georgiane Vázquez; relações de saúde e doenças entre os escravizados no Brasil, com a professora Keith Barbosa; e a história das práticas de cura na Amazônia do século XIX, com o professor Nelson Sanjad. 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail do grupo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Serviço: 

Data: 6 e 20 de outubro / 17 e 24 de novembro de 2022

Horário: A partir das 19h.

Inscrições: Acesse aqui.

Transmissão: YouTube.

 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página