Página inicial > Ultimas Notícias > Fulbright Amazonia escala professor da UFPA para coliderar equipe de pesquisa e abre seleção para bolsistas

• Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h09

Fulbright Amazonia

A Fulbright Amazonia - iniciativa internacional e multidisciplinar de estudos sobre a Amazônia -  selecionou dois professores para coliderar uma equipe de estudos e pesquisas na região. Entre os professores, estão Valério Gomes, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da UFPA (INEAF); e Jeffrey Hoelle, do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia (Santa Barbara). Os professores vão coordenar um grupo de dezesseis pesquisadores e profissionais, sendo quatro do Brasil, quatro dos Estados Unidos (EUA) e oito dos demais países da Bacia Amazônica que integram a rede (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela).

As pesquisas a serem feitas pela equipe posteriormente escolhida terão foco em três temas principais: adaptação e mitigação às mudanças climáticas; fortalecimento da segurança humana e da saúde ambiental e bioeconomia e desenvolvimento sustentável. As inscrições já estão disponíveis para aqueles que se interessam pelas temáticas, até o dia 20 de dezembro. Outros detalhes podem ser acompanhados no site.

Os bolsistas selecionados participarão de um intercâmbio individual oferecido pelo programa, de no mínimo seis semanas e no máximo três meses em uma Instituição de Ensino Superior (IES), centro de pesquisa ou organização não governamental nos Estados Unidos. Também terão direito de participar de três seminários presenciais, com colaboração virtual, de maneira contínua. As atividades da Fulbright Amazonia estão previstas para começar em junho de 2023 e ter duração de 18 meses, até dezembro de 2024.

Fulbright Amazonia 2De acordo com o professor Valério Gomes, em contextos econômicos e políticos, a Amazônia do século XXI encontra-se em “um ponto crítico” de toda a sua história.. Para ele, grandes projetos, cuja ideia de lucro se fortalece por meio de uma economia predatória, podem ocasionar mudanças climáticas globais e, assim, modificar significativamente a “riquíssima diversidade cultural e biológica'' da região. “Os problemas sociais e ambientais complexos na Amazônia contemporânea exigem abordagens inovadoras integrando múltiplas disciplinas para enfrentar desafios multidimensionais e multiescalares”, afirma o professor.

Seleção das Bolsas - A iniciativa coordenada pela Fulbright Amazonia (de selecionar bolsistas de diferentes nacionalidades para atuar e pesquisar em prol da Amazônia) é promovida pela Comissão Fulbright e pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA), do Departamento de Estados dos Estados Unidos. O intuito do programa é fornecer uma plataforma que realize estudos aplicados para informar políticas públicas de impacto que promovam melhorias na Bacia Amazônica.

Entre os benefícios em ser contemplado com a bolsa, está o financiamento de USD 40.000,00 (quarenta mil dólares americanos) para cobrir as despesas das viagens para as plenárias presenciais, referentes ao(s) período(s) de pesquisa nos Estados Unidos, aos materiais de pesquisa e a outros possíveis gastos no andamento do projeto. Também estão previstos os custos com acomodação e alimentação para as três sessões plenárias obrigatórias do programa e um seguro saúde (ASPE) para a temporada em solo estadunidense.

Parceria - A Fulbright Amazonia oferece várias possibilidades a acadêmicos e a profissionais das nações amazônicas e dos EUA, com a pretensão de trabalharem em conjunto na análise e no entendimento de um cenário social e ambiental que se mostra em constante mudança. Somado a isso, a iniciativa também pretende propor soluções que dialoguem diretamente com as políticas públicas e as demandas da população local, especialmente as que são mais afetadas pelas grandes transformações socioambientais da região.

Por terem sido escolhidos como colíderes da equipe que vai se formar, os professores Valério Gomes e Jeffrey Hoelle vão enfatizar justamente a transdisciplinaridade entre buscar resoluções dos problemas, bem como integrar os componentes da equipe (considerando suas diversas origens e valorizando suas experiências) a fim de alcançar objetivos maiores, e o fato de já se conhecerem há 15 anos, vai contribuir para somar experiências e, assim, produzir uma “pesquisa colaborativa”.

“A minha participação como colíder promove uma série de oportunidades para o INEAF, onde atuo como professor, que tem grandes sinergias de formação acadêmica, pesquisa e extensão com os temas e desafios abordados na Fulbright Amazonia. E acredito que, para a UFPA, como uma instituição que vem avançando grandemente nos ranques de excelência acadêmica e nos esforços de internacionalização, a iniciativa fortalece diálogos de cooperação com a Fulbright e outras instituições, além de promover a produção e divulgação de conhecimento em nível internacional”, assegura o professor Valério.

Serviços:

Seleção de bolsas Fulbright Amazonia

Prazo: 20 de dezembro de 2022.

Para se inscrever, confira aqui.

Mais informações, acesse o site.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes e arquivo pessoal