Página inicial > Ultimas Notícias > Evento promove debates sobre a atuação na Farmácia Clínica

Evento promove debates sobre a atuação na Farmácia Clínica

• Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h39

Evento Mirante

O Núcleo de Excelência em Cuidados Farmacêuticos (Necfar), com o apoio do Ambulatório em Cuidados Farmacêuticos, promoverá a IV Jornada Clínica NECFAR. Destinado a estudantes e a profissionais de Farmácia, o evento vai ocorrer no Campus Guamá, da Universidade Federal do Pará, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022, com o objetivo de promover um diálogo sobre a farmácia clínica em um contexto de inovação em saúde, por meio de mesas-redondas, palestras e minicursos.

As inscrições podem ser realizadas pela página do evento, com um investimento de R$25 para estudantes de graduação e R$50 para profissionais, até 21 de outubro. Cada inscrição permite que o participante submeta um resumo ou relato de experiência e, ainda, realize a inscrição em um dos minicursos ministrados por profissionais qualificados nas áreas de Interpretação de exames laboratoriais no contexto da farmácia clínica, Simulação realística das competências clínicas do farmacêutico, Consultório farmacêutico nas práticas integrativas em saúde, Gestão farmacêutica e Prescrição farmacêutica.

“Acredito que o ponto principal acerca do diálogo estabelecido entre os estudantes e os profissionais seja a preparação dos discentes como futuros profissionais, com o compartilhamento de experiência, dicas e exemplos vividos que podem fazer com que os discentes estejam mais preparados para saber ‘o que enfrentar’ quando estiverem no papel de profissional farmacêutico. Além dos minicursos, a programação em geral conta com palestras, mesas-redondas e debates que possibilitam o diálogo entre profissionais e discentes, para gerar aptidão, conhecimento e educação de forma extracurricular. Espera-se estimular as produções acadêmicas com o evento, já que a jornada conta com anais para publicação de trabalhos, com aceite, defesa dos trabalhos e premiação”, informa Renan Venancio, coordenador do Necfar.

O evento será voltado para discutir a temática na Farmácia Clínica em várias áreas: Educação farmacêutica, Farmácia clínica em cardiologia, Farmácia clínica em geriatria, Farmácia clínica em neonatologia, Farmácia clínica em oncologia, Farmácia clínica em pediatria, Farmácia clínica em UTI, Farmácia clínica em visita multidisciplinar; Farmácia comunitária; Farmácia hospitalar, Tecnologia e inovação farmacêutica.

Submissões - O prazo para submissão dos trabalhos encerra no dia 10 de outubro e estará disponível em duas modalidades de resumo e relatos de experiência, entre eles: estudo de campo; estudos de caso; estudos documentais; estudos experimentais; levantamentos; reflexões teóricas; revisões de literatura; e relatos de experiência. Mais informações no edital.

Serviços:

IV Jornada de Farmácia Clínica NECFAR

Inscrições: até o dia 21 de outubro de 2022.

Edital de submissão de trabalhos, disponível aqui.

Mais informações na página do evento.

Texto: Núcleo de Excelência em Cuidados Farmacêuticos - Necfar
Foto: Alexandre de Moraes