Página inicial > Ultimas Notícias > Comunidade acadêmica inicia os preparativos para o aniversário de 35 anos do Campus Abaetetuba

• Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 14h05

Campus Abaetetuba

A comunidade acadêmica do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba já iniciou os preparativos para a comemoração do seu aniversário de 35 anos. O evento terá como tema: “Universidade e Responsabilidade Social: O espaço e a memória que nos cercam e nos definem” e será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. A comemoração contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor, professor Gilmar Pereira; de ex-gestores do campus; de egressos e personalidades importantes que ajudaram na implantação e no desenvolvimento da instituição.

A programação já está fechada e contará com apresentação musical de Ney Viola (artista local), relatos de experiências de aposentados e egressos, sarau com o tema: “História, Memória e cachaça”, com o poeta e escritor abaetetubense Paes Loureiro,

mesas-redondas sobre o movimento estudantil, movimentos sociais, ensino, pesquisa e extensão, além de evento cultural com apresentações de música e teatro.

Na avaliação da atual coordenadora do campus, professora Ana Áurea, a comemoração é necessária devido a inestimável importância do Campus Universitário de Abaetetuba para o desenvolvimento da região do Baixo Tocantins. “Ao longo desses 35 anos de existência, esta instituição tem formado profissionais em vários campos do saber, os quais contribuem para o desenvolvimento dos municípios que compõem a região. Temos, inclusive, a satisfação de contarmos, em nosso quadro de pessoal efetivo, com o trabalho especializado de muitos de nossos egressos que retornaram via concurso público para colaborar com esta história de sucesso”, pontua.

Segundo a coordenadora, todo esse ganho social não seria possível sem a dedicação daqueles que, além das atividades de ensino, de administração, coordenam os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, os quais resultam em resultados importantes para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. “Nossas conquistas são inegáveis, mas ainda temos muitos desafios a superar para que alcancemos, cada vez mais, um padrão de altíssima excelência acadêmica. Nosso sentimento é de muita felicidade pelo momento desta celebração”, destaca Áurea.

História - De acordo com a Universidade Multicampi (2011), o Campus Universitário de Abaetetuba foi implantado em 1987, no município de Abaetetuba, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o professor José Seixas Lourenço. Os primeiros cursos ofertados, Matemática, Letras, Pedagogia, História e Geografia, eram todos em regime intervalar e aconteciam nos espaços físicos do Colégio São Francisco Xavier, da Escola Estadual Prof. Basílio de Carvalho e da Escola Municipal Joaquim Mendes Contente, pois o campus não tinha prédio próprio.

Neste contexto, a Prefeitura do município cedeu as terras onde foi construído o Campus Universitário de Abaetetuba, há mais de 20 (vinte) anos. Segundo a Universidade Multicampi (2011), a primeira coordenadora do campus, professora Conceição Solano, esteve no cargo de 1987 a 1991. Depois disso, o campus contou com a gestão do professor José Carneiro Queiroz, (1992-1995), Adelino Ferranti  (1998-2004), Alessandra Matos (2005), Waldir de Abreu (2005-2007), Francisca Carvalho (2007-2011), Eliomar do Carmo (2011-2016), Sebastião Cordeiro (2016-2018) e, desde 2019, o campus  é coordenado pela professora Ana Áurea.

Hoje, o Campus Universitário de Abaetetuba conta com 94 docentes, 29 servidores técnico-administrativos e mais de 2.000 alunos. Os cursos de graduação ofertados são: Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Espanhol, Física, Matemática, Educação do Campo, Agroecologia e Engenharia de Produção. A instituição também possui dois programas de mestrado: O Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI) e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).

Programação - O aniversário de 35 anos da instituição está sendo organizado por uma comitiva formada por servidores da universidade. A intenção é fazer uma comemoração memorável, com a participação de toda a comunidade acadêmica. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022 (quinta e sexta-feira), no Auditório Central da Unidade e contará com homenagens, palestras e programação cultural. As inscrição estão abertas e podem ser feitas aqui.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba