Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Inclusão Digital da UFPA entrega tablets e computadores a estudantes

• Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 16h30

14.09.2022 Entrega de tablets pela Hydro Foto Alexandre de Moraes

Estudantes de todos os campi da UFPA contemplados no Edital 2022 do Programa de Inclusão Digital da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) receberam equipamentos eletrônicos para auxiliar nos seus estudos. Ao todo, foram entregues 581 equipamentos, sendo 131 computadores e 450 tablets, oriundos de doações da empresa Hydro, que ofereceu 450 tablets e 104 computadores, e da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA), que doou 27 computadores.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o superintendente de Assistência Estudantil, Ronaldo Araujo, os gerentes da Hydro, Paula Zanini e José Erick, e o representante da sbCTA e professor da UFPA Rosinelson da Silva Pena fizeram a entrega dos equipamentos para alguns estudantes na última quarta-feira, 14 de setembro.

14.09.2022 Entrega de tablets pela Hydro Foto Alexandre de Moraes 147O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu as parcerias que possibilitaram mais uma ação do Programa de Inclusão Digital da UFPA. No caso da empresa Hydro, esta foi a segunda doação de equipamentos ao programa. Em 2021, a instituição já havia doado 890 tablets para atendimento de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, especialmente estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência.

“Criamos o Programa de Inclusão Digital em 2020, durante a pandemia, inicialmente com auxílios financeiros para compra de equipamentos e com doações de tablets,  computadores e chips com pacotes de dados de internet para atender, inicialmente, a estudantes com mais dificuldades de acompanhar as aulas no Ensino Remoto Emergencial. Mesmo com o retorno integral das aulas presenciais, o programa permanece, pois a inclusão digital é fundamental para que os estudantes cursem a graduação com qualidade e tenham acesso a mais oportunidades”, declarou o reitor.

14.09.2022 Entrega de tablets pela Hydro Foto Alexandre de Moraes 22Emmanuel Tourinho ressaltou também o trabalho da Saest para elaboração e execução dos editais do programa. “O trabalho da Superintendência de Assistência Estudantil é central para as políticas de permanência dos estudantes e contribui para que a UFPA seja uma das dez universidades federais com maior taxa de sucesso na graduação”, parabenizou.

O superintendente de Assistência Estudantil, Ronaldo Araujo, destacou que os programas de permanência, auxílio e acessibilidades estudantis são necessários para o acolhimento dos estudantes no ensino superior, visto que muitos deles vivem em condições de extrema vulnerabilidade social e econômica.

14.09.2022 Entrega de tablets pela Hydro Foto Alexandre de Moraes 163Inclusão que faz diferença - Luzia do Socorro Galiza da Silva é estudante do 3o semestre do curso de Letras - Língua Francesa e foi contemplada com um computador. Ela disse que teve muitas dificuldades de acompanhar as aulas durante o ensino remoto por possuir apenas um celular para conexão e elaboração dos trabalhos. “Eu solicitei esse apoio e estou muito grata por essa oportunidade, porque vai me trazer muitos benefícios, muitas vantagens em relação à minha vida acadêmica”.

Emiliano Pereira Gomes também recebeu um computador, que, para ele, “vai ajudar muito ter um equipamento para estudar, fazer os trabalhos. Me sinto alegre e só tenho a agradecer à UFPA por essa iniciativa”. Ele é quilombola da comunidade Rio Itacuruçá, de Abaetetuba, e estuda o 3o semestre do curso de Conservação e Restauro em Belém.

Esta nova entrega de tablets e computadores integra um conjunto de ações da UFPA para a inclusão digital de estudantes que tiveram a situação de vulnerabilidade social agravada pela realidade de pandemia. A UFPA também ofertou, neste período, auxílios para a aquisição de computador, notebooks e chips com dados móveis de internet. No total, desde 2020, o Programa Inclusão Digital da UFPA já atendeu a um total de 14.366 estudantes, com 9.271 auxílios na modalidade chips, 3.624 na modalidade de auxílio para aquisição de equipamentos e 1.471 com a doação de equipamentos por parceiros.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA