Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Serviço do Hospital Universitário completa 10 anos com assistência paliativa a pacientes e a familiares
Início do conteúdo da página

Serviço do Hospital Universitário completa 10 anos com assistência paliativa a pacientes e a familiares

  • Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 16h04

Serviço Complexo Hospitalar

Os cuidados com um paciente não se encerram com a impossibilidade de cura de uma doença. A empatia da assistência, o cuidado com os familiares e o tratamento de alívio da dor e demais sofrimentos de natureza física, psicossocial e espiritual são uma forma de promover maior qualidade de vida aos usuários com doenças sem cura.  Nesse contexto, com um olhar atento ao bem-estar pleno dos pacientes, o Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos (SCPO), vinculado à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA/EBSERH), desempenha, há 10 anos, essa forma de cuidado que visa à atenção integral ao usuário.  

“A assistência paliativa deve ser ofertada de forma precoce, assim que o diagnóstico de uma doença ameaçadora à continuidade da vida é feito, e, necessariamente, ser realizada por uma equipe de saúde que trabalhe de maneira interdisciplinar. Por isso é importante que todo profissional de saúde tenha o conhecimento básico em cuidados paliativos para que esse olhar esteja atento ao paciente em sofrimento com doença grave de qualquer natureza”, pontua a médica paliativista do Hospital Universitário João de Barro Barreto, doutora Laiane Dias. 

O Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos fornece, via SUS, o acompanhamento precoce dos pacientes oncológicos, desde o curso do tratamento modificador da doença até a oferta dos serviços de consulta multidisciplinar ambulatorial, interconsulta multidisciplinar nos leitos de internação e a assistência domiciliar, implementada desde 2018 no Serviço. Para realizar a assistência paliativa aos usuários do HU Barros Barreto, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o  SCPO conta com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, médico, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem. 

“É um pensamento equivocado resumir a assistência paliativa aos cuidados de fim de vida. Os cuidados paliativos são bem mais que isso. É uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam sofrimento de qualquer natureza causada por doença grave, e aborda seus familiares também”, alerta a médica paliativista do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH).

Concentrado na atenção integral ao usuário com doença sem cura, o SCO oferece apoio aos familiares nos diferentes níveis de assistência. Diante disso, o Ambulatório de suporte ao enlutado oferece acompanhamento psicológico aos entes familiares do paciente com agravamento de saúde, sem expectativa de cura. Em casos de óbito, por meio da assistente social são repassadas orientações para amparar as famílias acerca de questões práticas pós-óbito, como o direito à pensão. 

Sobre a Ebserh  - A Rede Ebserh é formada por hospitais universitários federais, campos de prática para formação de profissionais de saúde, que compõem a Rede de Atenção à Saúde do SUS. O propósito da Ebserh é ensinar para transformar o cuidar. Os hospitais universitários federais não são responsáveis pelo atendimento nem por gerar oferta de toda a necessidade de atenção à saúde da região. Essa responsabilidade é das Secretarias de Saúde.  

Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH, com informações do Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos (SCPO), vinculado à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do HU Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH).
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página