Página inicial > Ultimas Notícias > Capes inicia pré-inscrições para cursos do Parfor a serem ofertados pela UFPA em 2023

• Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 16h19

PARFOR 2023 Portal

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) inicia, nesta quinta-feira (13), o período de pré-inscrição para os cursos que serão oferecidos em 2023 por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai ofertar 760 vagas para as 19 turmas pré-aprovadas no edital do programa. Confira os editais atualizados do Parfor.

Professores(as) da rede pública interessados(as) na formação correspondente à sua área de atuação devem se cadastrar - ou atualizar os currículos já cadastrados - na Plataforma Capes de Educação Básica e se inscrever nos cursos ofertados até o dia 6 de janeiro de 2023.

A UFPA pré-aprovou a oferta de 19 turmas, com 40 vagas cada uma, nos seguintes cursos e municípios: Artes Visuais, em Canaã dos Carajás, Placas, Porto de Moz e Tomé Açu; Dança, em Soure; Educação Física, em Soure e Viseu; Letras - Espanhol, em Primavera; Letras - Libras, em Gurupá e Santarém; Letras - Português, em São Caetano de Odivelas e São Sebastião da Boa Vista; Matemática, em Cachoeira do Arari e Porto de Moz; Pedagogia, em Breves, Maracanã, Placas e São Caetano de Odivelas; e Teatro, em Baião.

Após a fase de pré-inscrição, as Secretarias Municipais de Educação realizam a validação das inscrições na plataforma entre os dias 11 de janeiro de 2023 e 28 de fevereiro. O resultado preliminar dos aprovados está previsto para ser divulgado até o dia 10 de março de 2023.

O cronograma prevê a seleção e a matrícula dos professores pela UFPA entre os dias 3 de abril de 2023 e 26 de maio, e as atividades dos cursos estão previstas para começar até 31 de agosto de 2023. O Parfor prevê a oferta de 6 mil vagas para o ano de 2023, em todo o Brasil.

Desde sua criação em 2009, o Parfor já formou cerca de 60 mil professores de 3.300 municípios. Mais de 100 Instituições de Ensino Superior participam do programa e já ofertaram mais de 3 mil turmas.

Cronograma - Cadastro/atualização do currículo dos(as) professores(as) e pré-inscrições para cursos do Parfor 2023: de 13 de outubro até 6 de janeiro de 2023, por meio da Plataforma Capes de Educação Básica. Solicitação de perfil pelas Secretarias Municipais de Educação: até 17 de fevereiro de 2023. Validação das pré-inscrições pelas Secretarias Municipais de Educação: de 11 de janeiro de 2023 ao dia 28 de fevereiro. Resultado preliminar das turmas aprovadas para 2023: até o dia 10 de março de 2023. Seleção e matrícula dos professores pela UFPA: de 3 de abril de 2023 a 26 de maio. Previsão de início dos cursos: até 31 de agosto de 2023.

Acesse o cronograma atualizado da Capes.

Texto: Divulgação Parfor UFPA
Arte gráfica: Ascom UFPA