Página inicial > Ultimas Notícias > Conselho Universitário aprova criação do Instituto de Ciências Médicas (ICM)

Conselho Universitário aprova criação do Instituto de Ciências Médicas (ICM)

• Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 11h32

Portal 2022 32

O Conselho Universitário da UFPA (Consun) aprovou, na última semana, a criação do Instituto de Ciências Médicas (ICM), que reunirá a Faculdade de Medicina (Famed) e o Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPGDiabetes), anteriormente integrados ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS). O desmembramento visa dar maior eficiência à gestão administrativa dos cursos da área médica, que representavam mais de 40% da comunidade do ICS.

Antes de ser aprovada pelo Consun, a proposta do novo instituto contou com o unânime apoio dos órgãos colegiados da Famed, do PPGDiabetes e do ICS, além da subscrição de docentes, técnicos e estudantes. A comunidade do ICM será composta pelos atuais 184 docentes vinculados à Faculdade de Medicina, 34 servidores técnico-administrativos e mais de mil estudantes de graduação, residência médica e mestrado. O instituto também contará com a parceria de docentes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Núcleo de Medicina Tropical (NMT), que já ministram aulas nos cursos que passarão a ser vinculados ao ICM.

Em termos de infraestrutura, comporão os espaços do ICM o prédio centenário localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro; o prédio da Famed e o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), ambos no Campus Guamá; e três estruturas localizadas no Hospital Universitário João de Barros Barreto: o Laboratório de Anatomia Patológica e Humana Dr. Ronaldo Araújo, o prédio do Serviço de Dermatologia e o Serviço de Cirurgia, este último em fase final de construção. Algumas pós-graduações, projetos e laboratórios do ICS que funcionam no prédio centenário continuarão com sede nesse espaço.

De acordo com a diretora do ICS, Eliete Araújo, a criação do ICM era uma necessidade diante dos desafios de gerir os cursos das áreas médicas, que contam com um corpo docente, técnico e estudantil volumoso, além dos projetos, dos laboratórios e das ações de atendimento direto à população em parceria com os órgãos públicos de saúde.

O professor Silvestre Savino Neto, diretor da Famed e responsável por liderar a construção da proposta do novo instituto, destacou: “Não estamos dividindo, mas somando forças. Precisamos otimizar a gestão administrativa para melhor cumprir o nosso compromisso social, sem deixar de interagir com as demais áreas da saúde”.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho também celebrou a criação do ICM: “A Universidade Federal do Pará se orgulha do trabalho desenvolvido pelo corpo de professores e técnicos das áreas médicas, que formam, todos os anos, profissionais diferenciados para atuação no sistema de saúde e prestam serviços especializados à população por meio do Sistema Único de Saúde. Agora, como instituto, as Ciências Médicas poderão realizar ainda mais, com maior facilidade de gestão administrativa e acadêmica”.

No projeto do ICM são ainda ressaltadas as necessidades acadêmicas de atualização do Projeto Pedagógico do curso de graduação, visando ao maior alinhamento com as novas exigências curriculares, que se baseiam em três pilares: 1) Atenção à Saúde, que contempla a inserção do aluno desde o início do curso, perfazendo a atenção básica, a secundária (média complexidade) e a terciária (alta complexidade); 2) Gestão em Saúde,  visando  formar  médicos(as) capazes de compreender os princípios, as diretrizes e políticas do sistema de saúde e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem-estar da comunidade; 3) Educação em Saúde, em que o(a) graduando(a) deverá corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço, com autonomia intelectual, responsabilidade social, ao mesmo tempo em que se compromete com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, estando relacionada à pesquisa e à extensão.

Segundo a análise da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a criação do ICM não implicará custos adicionais para a Universidade, já que o orçamento da nova unidade migrará do orçamento da unidade originária, o ICS.

Um pouco de história - A Famed é a sétima escola médica mais antiga do Brasil, atualmente com 103 anos, federalizada em 1950 e incorporada à Universidade Federal do Pará em 1957. Com a Reforma Universitária de 1970, o curso de Medicina passou a integrar o então Centro de Ciências da Saúde, atual Instituto de Ciências da Saúde. Em pouco mais de um século, mais de 9 mil médicos foram formados, além da oferta de atendimento à população por meio de serviços de saúde e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Já o PPGDiabetes foi aprovado pela Capes em 2019, reunindo professores com experiência de pesquisas sobre diabetes e docentes de diferentes áreas de conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.

Foto: Mácio Ferreira / Arquivo Ascom UFPA